O que é Idolatria?
De modo simples é a adoração a algum ídolo. O ídolo é: 1.Estátua ou simples objeto cultuado como deus ou deusa.2.Objeto no qual se julga habitar um espírito, e por isso venerado. (Dic. Aurélio)
Quando o Apóstolo Paulo disse essas palavras (1Co. 10.14) estava se referindo a um problema muito comum em sua época que era o de comer comida sacrificada a ídolos. As comidas eram sacrificadas e consagradas a ídolos em rituais pagãos e após isso vendidas em mercados fazendo parte da mesa de muitas pessoas naquele tempo.
Daí a pergunta:
Temos comidas sacrificadas a ídolos hoje?
A resposta é sim!
E o que mais assusta é que muito cristão não tem noção de quanto podem estar contribuindo para isso.
Segundo a própria definição do Dicionário Aurélio, um simples objeto de compreensão sem nenhuma conotação religiosa, podemos nos remeter a muitas festas do nosso tempo. Exemplo: Festas Juninas, ou seja, dedicadas a São João, festas dedicadas a S. Cosme e Damião onde muitos doces são consagrados em terreiros de umbanda e depois distribuídos as crianças, quermesses e etc.
Comer algum alimento proveniente disso faz mal?
Não, porém, passamos a contribuir para a manutenção desses eventos.
A orientação é que se fomos convidados a comer dessas comidas não devemos perguntar a procedência (1 Co. 10.25), mas se soubermos a sua procedência não comer. Paulo chega a dizer que as comidas sacrificadas aos ídolos em seu tempo eram sacrificadas a demônios, pois, o ídolo em si não tem valor algum (1 Co. 10. 19,20).
Termino com a orientação da palavra que diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” (1 Co. 10.23).
Rev. Maycon Rodrigues
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu Comentário.