Pular para o conteúdo principal

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO


 
Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012
É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo. 
Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vidas estão morrendo sem ouvir a palavra de Deus e por sua vez indo para o inferno.
A palavra de Deus nos chama atenção para a urgência da pregação do evangelho por alguns motivos: 
1 – OS SINAIS DOS TEMPOS:
 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:3-14
Com os sinais cada vez mais presentes em nossa sociedade precisamos ter a consciência da urgência da pregação do evangelho por entender que a cada dia mais próxima a volta de Cristo. Talvez alguém diga que muitos destes sinais sempre estiveram presentes na sociedade e mesmo assim Cristo não voltou. O fato é que o culminar de todos os fatos previstos chegará ao resultado final que é a volta de Cristo. Acontecendo já está, ou seja, estamos no meio de todo o processo da volta, por isso, precisamos pregar cada vez mais o evangelho porque somente os que permanecerem nestas promessas (isso inclui a proclamação) serão salvos.
 2 – A ORDEM DE CRISTO PARA O ANUNCIO:
 
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Mateus 28:19
 
A urgência da proclamação tem o aspecto de obediência. Quando Jesus deu a ordem aos seus discípulos o fez deixando claro que o contexto era de que isso precisava ser feito com rapidez. O anuncio da salvação por meio da fé em Cristo Jesus nos indica que quanto mais pessoas ouvirem, mais pessoas poderão conhecer e desfrutar da verdade. Essa tarefa poderia ser dada aos anjos, mas Deus nos escolheu como seu povo para proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9). 
3 – A NECESSIDADE DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO PARA QUE AS PESSOS SAIBAM QUE CRISTO É SENHOR.  
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! "
Romanos 10:14-15
Outra questão muito importante se trata da relevância de não nos mantermos inertes a necessidade de se pregar o evangelho.
A verdade é bem obvia porém alguns não a percebem!
Não se pode descobrir um tesouro se ao menos ter em mãos algumas pistas. Muito se fala sobre a importância do testemunho de vida como ferramenta para pregar o evangelho. Creio que esse é o maior marketing que podemos utilizar para validar a fé que temos, mas não é o suficiente. As pessoas precisam ouvir de Jesus, precisam ouvir sobre o plano de Deus para a vida delas, precisam saber do significado da morte e ressurreição de Jesus.
Quando eu ainda não tinha ouvido sobre Jesus como ele é achava que era uma pessoa ferida, pregada numa cruz e que ainda trazia na sua imagem um aspecto macabro e sofrido. Tinha medo de entra na igreja, achava que lá iam fazer alguma coisa estranha comigo. Ao ser convidado para ir a um culto relutei muito por causa da imagem negativa que tinha das Igrejas, mas ao assistir um primeiro trabalho em um igreja que fui convidado percebi que tudo aquilo que imaginava sobre igrejas e sobre Jesus não era verdade.
As pessoas precisam ouvir, ler, ver a respeito da mensagem de amor e graça do evangelho porque é através dessa mensagem que Deus fará grandes obras nas suas vidas.
VÃO E PREGUEM!
Essa é a vontade de Deus para nós!
Muita gente está carente do evangelho da salvação.   
4 - A PREGAÇÃO COMO FATOR IMPORTANTE PARA A VOLTA DE CRISTO.
 
E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Mateus 24:14 
Muitos creem e usam essa palavra para enfatizarem a urgência da pregação porque acreditam que quanto mais rápido pregarmos o evangelho mais rápido Cristo voltará. Eu creio que há uma união de fatores que colaborarão para essa iminente volta. Como já foi dito os sinais já estão sendo revelados, há uma ordem expressa para anunciar com urgência, as pessoas precisam receber a mensagem para que tenham ciência da verdade, mas algo não menos importante está na consciência de colaboração que os crentes devem ter nessa volta.
João 15 revela que se nós somos verdadeiro servos de Deus vamos gerar frutos que colaboram para os propósitos eternos de Deus e diz: 
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
João 15:1-2 
A igreja é parte nesse plano de redenção dos escolhidos por Deus coletivamente como comunidade dos remidos e individualmente em cada novo cidadão deste reino celestial. Precisamos colocar todos os nossos recursos à disposição da obra de Deus.
Quanto mais a igreja e o povo que a constitui proclama a salvação mais pessoas são alcançadas nesta obra e mais ainda a glória de Deus é manifestada sobre a Terra. Isso significa que a urgência da proclamação se revela no desejo de cada um que ama a Deus em glorificar com a sua vida. Pregar o evangelho mais do que “apressar” o retorno de Jesus é o esforço derradeiro de que as promessas de Deus se cumpram em nossas vidas e na daqueles que amamos.
 CONCLUSÃO 
Se você tivesse em meio a uma catástrofe como reagiria? Se nessa catástrofe soubesse que pessoas da sua família estão envolvidas? Em situações como essas cada minuto é precioso e todo nosso esforço é o mínimo que podemos fazer na tentativa de salvar vidas. Espiritualmente o mundo está em meio a uma grande catástrofe e a única solução é a proclamação do evangelho.
A cada minuto que passa pessoas no mundo inteiro estão morrendo sem Cristo. Às vezes isso acontece ao nosso redor e muitas vezes estamos insensíveis a isso. Alguns acham que isso é trabalho de missionários, pastores, evangelistas, ou seja, liderança formal da igreja. Na verdade isso é e sempre foi papel de todo aquele que crê em Jesus. Cada cristão é um embaixador do Reino de Deus (2 Coríntios 5.20) e tem por missão fazer notada a presença desse Reino através da mensagem do evangelho.
Precisamos abrir os olhos quanto a urgência dessa proclamação e mobilizar nossa vida para a divulgação da mensagem da salvação. De braços cruzados nada podemos fazer, esperando que um anjo venha do céu e fale por nós é pouco provável, essa sua, minha e de todos aqueles que fazem parte do grupo dos remidos do Senhor.
FAÇA A SUA PARTE! VÁ E PREGUE!
                                                                                                            Rev. Maycon Rodrigues 
Resto do Post

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d