No dia 31 de outubro de 1517 um monge alemão de nome Martinho Lutero afixou as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Desde então a igreja cristã e mundo passaram por grandes revoluções. O que esse homem iniciou não se tratava apenas de uma atitude que refletiria dentro da cristandade, mas em todo ambiente politico e social de seu tempo e também de toda a história.
Uma junção de interesses fez com que essa atitude de Martinho Lutero tomasse força e apoio culminando no que chamamos de a Reforma Protestante. Havia muito interesse politico, economico e principalmente porque a Igreja tinha grande poder sobre tudo o que se decidia na sociedade. O que deixava os governantes e monarcas europeus a mercê daquilo que o papado decidia.
No que dizia as questões religiosas Lutero travou grande luta contra a exploração da fé das pessoas, a cobrança das indulgências, a perversão e a adulteração de valores cristãos que faziam parte da igreja primitiva.
Sua obra proporcionou entre muitas coisas a acessibilidade da Bíblia ao povo e o pontapé inicial para o surgimento de outros movimentos reformadores como os Calvinistas, Metodistas, Anglicanos e etc.
A Reforma nos ensina que mesmo quando há um ambiente extremamente corrompido, com uma politica suja, e com uma “igreja” desvirtuada podemos acreditar que é possível mudar. Basta direcionarmos os nossos olhares para as Escrituras e pela fé, sabedoria e toda a capacidade que Deus nos concede trabalharmos para fazer o melhor para a glória de Deus!
Sabemos que existe muita coisa para mudar, muitas reformas ainda precisam acontecer dentro da igreja e na sociedade. Que Deus possa por intermédio de sua misericórdia levantar homens e muheres em nosso tempo para através de sua voz profética fazer grande diferença em nossa sociedade!
Soli Deo gloria
Rev. Maycon Rodrigues
Resumo do post
Leia Mais...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu Comentário.