Pular para o conteúdo principal

O QUE A MORTE DE JESUS PODE NOS ENSINAR NA PANDEMIA?


Ao voltarmos nossos olhos para a páscoa, em um momento como o que estamos vivendo, temos a certeza de que tudo o que está acontecendo está debaixo da soberana direção de Deus. Parece estranho falar isso, mas uma pandemia, mortes e desastres tem um começo, meio e fim na história.

Pode parecer que Deus não está vendo, não está presente ou que não se importa com a dor das pessoas que sofrem em um momento como esse, mas essa não é a realidade!

A morte de Jesus pode trazer respostas realmente profundas e significativas para sabermos que Deus já fez algo por nós e que ele sente compaixão de nossas dores e sofrimentos.

O evangelho de Mateus (Mateus era muito detalhista por causa do seu trabalho como publicano) relata em seu capítulo 27. 45 à 56 o que ocorreu no momento exato da morte de Jesus.

Como relatado nos evangelhos Jesus foi crucificado às 9horas da manhã, às 12horas houve trevas sobre a terra (o texto dá a entender que houve trevas sobre a região da Palestina). e às 15horas Jesus expirou.

Talvez por estarmos tão preocupados com a quantidade de problemas que nos cercam, em meio a essa pandemia não percebemos que Deus fez muito mais por nós do que nossa mente possa mensurar. Se você sente como se Deus não se importasse com você saiba que Ele deu seu único filho para morrer em uma cruz para sua salvação e te dar a vida eterna! 

3 COISAS QUE JESUS FEZ POR VOCÊ ATRAVÉS DA SUA MORTE NA CRUZ: 

1º JESUS SUPORTOU O JUIZO DE DEUS PARA QUE A MORTE FÍSICA NÃO FOSSE NOSSO FIM. (v.45)

Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. Mateus 27:45

 Trevas na Bíblia são constantemente ligados ao juízo de Deus – Isaías 5.30, 60.3, Joel 2.30, Amós 5.18, 20, Zacarias 1. 14 – 18; Mateus 24, 29,30, Atos 2. 20; 2 Pedro 2.17, Apocalipse 2. 12-17.

 William Hendriksen em seu comentário sobre o evangelho de Mateus diz:

“As trevas significam o juízo de Deus sobre nossos pecados, Sua ira como se ardesse no coração do próprio Jesus. De tal modo que ele, como nosso substituto, sofreu a mais intensa agonia, uma dor indescritível, uma solidão e um abandono terríveis. Naquele dia o inferno veio ao Calvário e o Salvador a ele desceu e sofreu seus horrores em nosso lugar, por nós”.

 Algo que Deus revelou ao profeta Isaías centenas de anos antes:

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:4,5

 

A morte não é o fim daquele que crê em Cristo! Sentimos a dor pelos que partem, mas nossa esperança está naquele que suportou o juízo em nosso lugar. Ele morreu a nossa morte para vivermos sua vida!

 2º JESUS SUPORTOU O ABANDONO PARA QUE FOSSEMOS RESGATADOS PELO SEU AMOR. (v.46).

Jesus foi abandonado na cruz para que fossemos resgatados pela sua graça.

Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:46

 

JESUS ESTAVA SÓ NA CRUZ! NÃO HAVIA NEM UM OUTRO ELEMENTO DA TRINDADE! APENAS O FILHO QUE SE FEZ CARNE! TOTALMENTE HOMEM PARA MORRER A NOSSA MORTE! 

...embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Filipenses 2:6-8

 Você não está sozinho em meio a esse turbilhão de problemas! Jesus sabe o que você está sentindo! Ele sabe a dor da perda, do abandono e da fragilidade humana em meio as dores da vida, por isso, não se esqueçam que ele está dentro da UTI de um hospital, junto com você no seu quarto escuro sentindo com você a sua dor ou até mesmo no fundo de sua mente onde estão escondidos os maiores medos. Ele não te abandonará! 

3º JESUS SE ENTREGOU COMO SACRIFÍCIO VIVO AO SENHOR. 

E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber.
Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.
E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.
Mateus 27:48-50

 PARA O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E NOS DAR A VIDA ETERNA:

 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23 

Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 1 Cor. 15.54.   

  PARA NOS DAR O ACESSO DIRETO AO PAI

Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; Mateus 27:51

O véu que se rasgou representa que não precisamos de intermediários para se achegar a Deus.

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Hebreus 10:19-22

PARA NOS DAR A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;
e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
Mateus 27:52,53

A Bíblia nos dá uma pequena amostra do que haverá na volta de Jesus quando todos serão ressuscitados e levados com ele as alturas.

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:16-18

A morte não é o fim, pois Jesus venceu a morte e nos deu através de seu sacrifício a esperança da ressurreição e da vida eterna!

CONCLUSÃO:

Muitos dizem que Deus não se importa com a nossa dor e que ele não interfere em nossas vidas nos deixando abandonados a nossa própria sorte. O que Jesus fez por nós é mais estridente que qualquer trombeta! É mais claro que a luz do meio dia! Jesus morreu por amor anos para por fim a tudo que de ruim o pecado gerou em nós.

Ele levou sobre seus ombros o nosso juízo e isso significa que não é o fim!

Ele suportou sozinho naquela cruz o abandono e a solidão pagando o preço pelos nossos pecados para que nunca mais estejamos sozinhos.

Ele se entregou como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus para que pudéssemos ter acesso irrestrito ao Pai. O véu do santuário se rasgou e agora podemos busca-lo livremente sem intermediários. Além disso, sua morte e ressurreição é a nossa esperança de que um dia também seremos ressuscitados para viver com Ele eternamente.

Não se esqueça!

Deus ama você! 

Rev. Maycon Rodrigues




Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d