Pular para o conteúdo principal

OS CAMINHOS DA IGREJA E O EVANGELHO DE JESUS.



Quando olhamos para o presente percebemos que os caminhos da igreja têm sido cada vez mais difíceis. Há uma preocupação exagerada com o crescimento numérico, com um culto antropocêntrico e um claro desvirtuamento do evangelho.

Muitos pastores principalmente os mais jovens tem colocado mais sua esperança no que podem possuir do que no que podem fazer pelo reino. A sede por poder, influência e fama dominou o povo evangélico e isso não se restringe aos neopentecostais e também já está crescendo nas igrejas históricas.

Esse não é algo exclusivo dos dias de hoje, o Apóstolo Paulo havia alertado aos Gálatas sobre esse desvirtuamento:

“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” Gálatas 1:6-8 

A preocupação de Paulo se dá porque alguns judeus ortodoxos, que haviam se tornado seguidores de Jesus, estavam pervertendo o evangelho exigindo que os gentios fossem circuncidados.

O problema de hoje está nesta adequação do evangelho aos nossos gostos e interesses pessoais, e com isso, um distanciamento claro do verdadeiro evangelho.

No primeiro século apareceram muitos candidatos a messias, porém, nenhum deles conseguiu manter sua proeminência como Jesus. Temos visto nas últimas décadas vários movimentos no meio evangélico que aparecem causando grande alvoroço, mas que com o passar do tempo perdem a sua força e destaque para outros que vão surgindo.

A igreja precisa voltar aos valores do verdadeiro evangelho.

1º O OBJETIVO CENTRAL DE UMA IGREJA NÃO É AGRADAR AO PÚBLICO E SIM SERVIR A CRISTO. 

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.”
Gálatas 1:10
 

Estamos em um momento da história que mesmo em cidades pequenas com 8.000 habitantes é possível encontrar mais de 50 igrejas diferentes.

Como servos de Deus o que podemos fazer? 

a)      Procure uma igreja que tenha uma reputação no mínimo aceitável.
b)      Veja se esta igreja se preocupa com um estudo sério da palavra de Deus.
c)      Veja se nesta igreja há responsabilidade no discipulado dos seus membros.    

O que está acontecendo em muitos casos não é o crescimento do evangelho, mas uma disputa por fiéis.

Em igrejas onde o discipulado bíblico responsável é a base podemos perceber que o crescimento numérico não chama tanta atenção, por outro lado, a saída é bem menor do que as igrejas de movimento. 

2º O MODELO A SER SEGUIDO NÃO É O DA MODA E SIM O BÍBLICO.
 
Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação. Gálatas 1:12 

Paulo não recebeu o evangelho por meio de um movimento religioso que surgiu em sua época, mas o próprio senhor Jesus o instruiu sobrenaturalmente. O que Paulo aprendeu não difere do que os outros apóstolos aprenderam, ou seja, o mesmo evangelho.

As igrejas hoje procuram desesperadamente modelos de crescimento baseados em técnicas de marketing e publicidade, teologias com promessas de prosperidade e milagres tendo em vista um “público alvo”.

O modelo deixado por Jesus pode ser simplificado em poucos versículos que dizem tudo o que precisamos para estar de acordo com o evangelho deixado para igreja: 

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”
Atos 2:42-47
 

Essa igreja tinha:  Discipulado, comunhão, espiritualidade não forçada ou produzida artificialmente, cuidado, atitudes de fé, sinais e gente sendo alcançada todos os dias.
Essa igreja não tinha: Palco, instrumentos de última geração, microfones, grupos de música e pregadores famosos eles era apenas um povo que caminhava junto.

A igreja hoje precisa retornar ao caminho da simplicidade do evangelho genuíno de Jesus.  

3º O PROPÓSITO DA IGREJA É A PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO E NÃO O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE ADEPTOS.  

“Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios...”Gálatas 1:15-16 

Enquanto não alimentarmos o povo com o genuíno alimento espiritual continuaremos a presenciar gerações inteiras de cristãos com a saúde espiritual comprometida. Que continuarão a ser “obesos” por se alimentar mal, mas doentes e improdutivos para o reino.

Temos igrejas de ortodoxia rígida, porém, improdutivas exatamente por não aplicarem os princípios na sua vida. Por outro lado, há igrejas pentecostais e neopentecostais que trabalham com uma vontade elogiável, mas infelizmente sem fundamentos consistentes fazendo com que na primeira crise tudo venha abaixo.  

A igreja precisa retomar os caminhos traçados por Jesus onde o seu propósito final é a proclamação do reino de Deus entre os homens.

Há uma sede exagerada por números porque eles podem representar poder e influência, o que vai contra os princípios de Jesus e são mais características de âmbito demoníaco.

Sabemos que ir contra isso é andar na contramão do que a maioria tem feito o que não representa nenhum impedimento para aqueles que creem e desejam servir a Deus de verdade.

Quantos Deus acrescentará se andarmos com seriedade nos caminhos de Jesus não representa nosso objetivo final e sim o quanto Deus será engrandecido com os efeitos dessa decisão.

Que Deus nos abençoe a fim de que sua igreja esteja em seus caminhos. 

“Prossigamos para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:14

Rev. Maycon Rodrigues

Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d