Pular para o conteúdo principal

RESGATANDO A VIDA DEVOCIONAL DO LAR


“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais;
porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor
.”
Josué 24:14-15

 
Josué estava no fim de sua vida, e partir daquele momento era necessária a reafirmação da postura deste povo, se continuariam seguindo pelo caminho que foram conduzidos em toda a sua história ou escolheriam abandonar a Deus.

Creio que todos nós devemos encarar momentos como esses, onde nos perguntamos sobre o que realmente queremos fazer. As vezes estamos na igreja, realizando algum ministério, mas a nossa família está abandonada no que diz respeito a vida espiritual. Parece que está tudo certo quando na verdade ainda falta algo.

Josué repete a atitude de Moisés pouco antes de sua morte (Dt. 32.46) e agora coloca seu povo para refletir e decidir qual caminho deveriam seguir.

Quando nós falamos da nossa família muitas vezes nos colocamos na mesma situação. Seja você um cristão com o privilégio de poder contar com toda a sua família na igreja ou não, o que importa é saber o quão disposto você está em caminhar com Deus ou não. O seu amor pela causa é o que determina os rumos da sua história.

Temos visto uma geração superficial, domingueira, que elegeu o culto (rito) como a maneira de ser cristão, sem testemunho, sem vida com Deus, sem intimidade. Deus criou o homem (humanidade) para desfrutar de intimidade e não de solenidade. Com isso, o valor de uma vida com Deus tem se perdido e a vida devocional tem sido cada vez mais rara entre as famílias da igreja.

Como resgatar a vida devocional no lar? O Que devemos fazer?

1º CONVERTA-SE.

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2Crônicas 7.14
 
O maior culpado pela falência espiritual da sua família pode ser você mesmo. O povo de Israel era chamado pelo nome de Deus, mas precisavam se humilhar, orar, buscar, converter-se dos seus maus caminhos. Nós levamos o nome de Deus, temos a fama, mas não temos um coração verdadeiramente convertido, por isso, se prostre na presença de Deus, ore, chore e se arrependa de suas atitudes que o desviaram da presença de Deus.


“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”  Ezequiel 36:26

Peça um coração novo a Deus!

“Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. João 3:7

2º SEJA EXEMPLO.

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.”
Deuteronômio 6:5-9

Quantos de nós torcemos para algum time de futebol? Quantos tem filhos que torcem para o mesmo time dos pais?

Me lembro de momentos da minha infância e do primeiro jogo que assisti com meu pai. Foi emocionante! Ele gritava em frente à TV! Torcia com muita vibração e eu estava ali sendo contagiado por tudo aquilo. Até que naquele domingo no finalzinho do jogo o time fez o gol e foi campeão. Nunca mais esqueci aquela cena, todos estavam em casa, amigos e familiares comemorando o título.

Se tivermos a mesma paixão por servir a Deus, se o adorarmos tendo a consciência de que isso é a coisa mais importante das nossas vidas, nossa família também aprenderá a amar a Deus como amamos.

Se Deus for apenas um compromisso de final de semana, Jesus não passará de um estraga prazer, uma obrigação entediante para se cumprir sem sentido algum.  

Torne a sua vida devocional em família uma rotina abençoadora, mostre paixão por buscar a Deus em família, louve, cante, ore, mas faça isso com entusiasmo. Deste modo sua família sentirá o desejo de poder servir e conhecer o Deus vivo. O primeiro lugar onde devemos fazer discípulos é a nossa casa!  

3º COMECE JÁ A MUDAR SUA ROTINA.

“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.”Josué 24:14


“Uma das maiores utilidades do Twitter e Facebook será provar no ultimo dia que a falta de oração não era por falta de tempo.” John Piper.

1º Tenha atitude – Jogue fora todo o tempo mal utilizado e procure preenche-lo com coisas produtivas para Deus e seu reino.

2º Invistas em material, recursos, marque um horário para devocional em família -  Compre um livro (ex: Pão Diário, Cada dia e etc) de sua escolha para pequenas meditações e orações em família e para as crianças algum que contenha ilustrações, cante louvores, e se possível coloque o despertador no horário para não esquecer.

3º Tenha um grupo de oração em sua casa ou participe de algum com sua família.  

4º Viva na expectativa de que a comunhão com Deus é a salvação da sua casa.

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15

Não dê espaço para a atuação do Diabo em sua casa e faça dela uma extensão do reino de Deus nesta terra.

Conclusão

A vida devocional no lar é um desafio que só pode ser vencido com muita dedicação e perseverança.

Coloque isso como um propósito essencial de sua vida e dê passos em direção a esse caminho. Josué posicionou-se perante o seu povo ao dizer “eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, não importando que decisão eles tomariam naquele momento.

O mundo e suas enganações estão entrando em nossos lares e seduzindo nossa família, por isso, muitas tem sido destruída.

O nosso caminho deve ser de arrependimento diário, esforço e vigilância para ser exemplo e principalmente ações concretas para o bem da nossa família. Seja qual for sua decisão após ler essa mensagem digo a você: EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!

Rev. Maycon Rodrigues
Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d