Pular para o conteúdo principal

EM FAMÍLIA - CONFORME O PADRÃO DE DEUS


 
Texto base: Efésios 5. 22 – 33 e 6. 1 – 4

 

O tesouro precioso que Deus nos concedeu certamente é a família, por isso, é tão importante cuidar dela com muito zelo.

A palavra de Deus tem apreço pela família e demonstra o desejo de Deus em abençoá-la (Gn12.3). Na Bíblia há instruções riquíssimas sobre o padrão de Deus para a família, em Genesis Deus institui a família ao criar homem e mulher e dar a eles filhos, o livro de Cânticos é uma abordagem grandiosa da relação de amor entre um homem e uma mulher com a bênção de Deus, os salmos 127 e 128 são dedicados a estrutura familiar, temos também exemplos de decadência da família quando esta se afasta dos padrões de Deus como no caso da família do rei Davi. No novo testamento Jesus realiza seu primeiro milagre em um casamento, o Apostolo Paulo orienta em suas cartas e apresenta especificamente aos Efésios o padrão perfeito de Deus para o lar e nos convida a observá-lo no contexto do papel do homem, da mulher e dos filhos.

Com o desenvolvimento do papel da mulher na sociedade que envolve vida conjugal, criação dos filhos e vida profissional e o enfraquecimento da atuação dos homens como referencial de uma estrutura familiar, muitas famílias tem se desestruturado, e portanto, devemos resgatar os valores dados por Deus a cada elemento que constitui a estrutura familiar. Isso não implica em um retrocesso onde tudo o que foi conquistado pela sociedade deva ser jogado fora, mas compreender que existem valores que Deus instituiu para uma melhor qualidade de vida em família.

1ª AS MULHERES.

“Sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor”. (5. 22)

Eugene H. Peterson na sua paráfrase da Bíblia “A Mensagem” traduz esse verso assim: “Esposa, entenda e dê apoio ao seu marido, pois assim demonstrará seu apoio a Cristo”.

A missão da mulher é auxiliar o marido apoiando em suas necessidades (Gn 2.18) – Como diz a frase popular: “por trás de um grande homem há uma grande mulher”.

Ilustração: Em um jantar, Michelle Obama se deparou com um "ex-namorado". Ele era um dos garçons da festa.
Obama não se conteve e disse: "Viu só Michelle, se você estivesse casada com ele, provavelmente hoje você seria uma garçonete".
Ela calmamente respondeu: "Engano seu querido. Seu eu tivesse casado com ele, hoje ele seria o Presidente dos Estados Unidos".

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos” Provérbios 14:1

Mulheres, sejam bases firmes para seus lares, usem sua visão, sensibilidade para darem à famila o seu toque especial. Não significa que devam ser coadjuvantes dentro do lar, inferiorizadas em relação aos maridos o que a palavra de Deus que dizer aqui é que se vocês forem grandes em sabedoria seus maridos serão grandes nas suas realizações.

A Bíblia também não poupa as mulheres mais velhas ( Ex: Sogras, Avós):

“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” Tito 2:3-5

2º OS MARIDOS.

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra. (5. 25,26).

“A Mensagem” diz assim: “Maridos, dê o máximo de amor à esposa: faça como Cristo fez pela igreja – um amor marcado por entrega total. O amor de Cristo torna a igreja integra. Suas palavras evocam a beleza dela. Tudo que ele faz e diz tem o propósito de extrair o melhor dela. Ele quer vê-la vestida de branco, brilhando santidade. É assim que o marido deve amar a esposa. Até porque estará fazendo um bem a si mesmo, uma vez que ambos são “um” pelo casamento. Ef. 5. 26 – 28.   

O amor de Cristo representa disposição total de entrega e dedicação e é isso que Deus deseja dos maridos para as esposas.

Ilustração: Mulher odeia barata, mas gosta de carinho.

Está explicado porque mulher tem horror a barata! Porque ela detesta tudo que descende desse nome:
Roupa barata, sandália barata, bolsa barata, joia barata, viagem barata.
Mulher gosta de carinho:
Vestido carinho, sapato carinho, perfume carinho, restaurante carinho, presente carinho!
As esposas querem ser amadas e receber todo o amor dos maridos e essa relação deve ser construída com dedicação do casal como a bíblia mostra:  

“O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. Cânticos 2:10
O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu...”
Cânticos 2:16-17

O amor que o Senhor requer dos maridos é a base de dedicação e empenho diário. Os maridos não são apenas os mantenedores do lar, aliás, já existem famílias em que as mulheres são mais bem sucedidas profissionalmente que os maridos. O que não tira a autoridade do marido, pois essa autoridade não é baseada no sustento financeiro do lar, e sim, no conceito de que a figura do homem deve representar segurança à família com palavras firmes e atitudes que sejam relevantes. Mesmo em casos onde as mulheres são líderes, e gerenciam grandes corporações, toda mulher gosta de ter um marido que possa se refugiar, sentir protegida, desabafar e receber carinho.     
Se você deseja ser tratado como um rei por sua esposa trate-a primeiro como uma rainha e não como uma empregada ou objeto.

3º FILHOS E PAIS.

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.

Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas longa a vida sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos á ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. (6. 1-4)

“A Mensagem” diz assim: “Filhos, façam o que seus pais mandarem. É bem por aí mesmo! Honre pai e mãe é o primeiro mandamento que traz promessa: “para que você possa viver bem e ter vida longa”.

“Pais, não provoquem seus filhos, sendo duros demais com eles. Tratem de segurá-los pela mão para guiá-los no caminho do Senhor.” Ef. 6.1-4.

Principios base: Filhos – Obedeçam! Não há questionamentos quanto a isso! Quando somos filhos temos o péssimo hábito de achar que nossos pais não sabem de nada, são caretas, estraga prazer, o que na relidade não é bem assim.

Filhos! Quando vocês forem pais certamente dirão: Meus pais estavam certos! E se comportarão do mesmo modo que eles!

Pais – Amem seus fillhos e demonstrem esse amor ao ensiná-los.

A disciplina sem amor gera revolta, mas com carinho e dedicação produz satisfação.

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”
Deuteronômio 6:6-9

A melhor maneira de ensinar é pelo exemplo, torna-te padrão para teus filhos esse é o caminho. É exatamente isso que Deus orienta a fazer para a educação dos filhos.Muitos filhos acabam por seguir a profissão dos pais justamente porque veem neles algo desejável e inspirador, e isso envolve varias áreas da vida incluindo a fé e os valores pessoais.
Demosntrem paixão por aquilo que desejam passar para seus filhos, façam de seus filhos verdadeiros discípulos. Jesus fez discípulos andando ao lado deles e mostrando com suas atitudes o que eles deveriam fazer, quando não estava mais fisicamente ao lado deles sua marcante presença permaneceu na vida dos seus discípulos, pois, passaram a fazer exatemente como seu mestre havia vivido e ensinado.    

CONCLUSÃO:

A família tem sido bombardeada por conceitos secularistas que infelizmente colaboram para a sua extinsão, mas Deus ama as famílias e esse é o projeto mais fantástico criado para a realização da humanidade.

As mulheres foram criadas para dar seu toque especial e edificar seus lares auxiliando aos maridos para fazer deles grande homens. Aos homens foi dada a missão de cuidar de suas mulheres com toda atênção que eles merecem. Aos filhos cremos que a obediencia é a melhor forma para se levar uma vida com relizações e longevidade e aos pais a base é o amor firmado nos exemplos da palavra de Deus não só dizendo o que fazer, mas acima de tudo mostrando como se faz.

Os caminhos traçados por Deus são tremendos e certamente completam nossa existência. Que possamos debaixo das misericórdias de Deus seguir o padrão que o Senhor instituiu para nossas famílias.

Rev. Maycon Rodrigues. 
Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO DE JESUS NO GETSÊMANI.

Um dos momentos mais importantes e difíceis na vida de Jesus foi no Getsêmani, local situado no Monte das Oliveiras. O nome "Getsêmani" significa literalmente "prensa de azeite", e era ali que o fruto da oliveira era prensado, esmagado até extrair o azeite. Esse simbolismo é marcante, pois revela a realidade do sofrimento que Jesus enfrentaria para que o fruto do seu sacrifício nos concedesse a salvação. Ao chegar ao local com seus três discípulos mais próximos (Pedro, Tiago e João), Jesus se afasta para orar. Ao retornar, os encontra dormindo (Mateus 26:40, Marcos 14:37). Essa cena evidencia a solidão que Jesus experimenta ao perceber que a luta era sua e que não podia contar com ninguém naquele momento crucial. Em sua oração, a angústia toma conta de Jesus, e seu suor se torna semelhante a gotas de sangue, tamanha a intensidade de seu sofrimento (Lucas 22:44). Ele pede ao Pai que, se possível, afaste dele o cálice, mas se submete à vontade divina (Mateus 26:42-44,

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado