Pular para o conteúdo principal

Restaurando a Alegria da Salvação.



Hoje em dia é muito comum ver igrejas lotadas de pessoas em busca da palavra de Deus e com isso, percebemos que o evangelho tem crescido em diversas regiões de nosso país. Uns dizem que os evangélicos já são 15% da população Brasileira, outros mais otimistas dizem que estamos em torno de 30%. Mas, o mais importante é que temos tudo para alcançar este país se realmente nossas igrejas estiverem dispostas a proclamação do evangelho. Com todo esse crescimento há um grupo de pessoas que também vem crescendo que são os “Decepcionados com Igrejas”. Isso mesmo os “decepcionados com Igrejas!”


Os decepcionados com igrejas são pessoas que já passaram por Igrejas é hoje não são mais membros de igreja nenhuma, ou passaram por várias igrejas tentando se encontrar com alguma que realmente tenha algo que seja de acordo com os sonhos e pretensões pessoais. Alguns destes passam a vida toda remoendo suas frustrações em relação a algo que lhes aconteceu em suas vidas no momento em que estavam em alguma igreja.


Quais são os casos mais comuns onde pessoas que se decepcionam com Igrejas?


· Líderes que cometem erros: Ex: Pastores de grande nome e expressão que caem em adultério, conselhos e lideranças que tomam decisões contrárias as que desejamos.
· Sistemas de funcionamento: Alguns passam a vida reclamando dos sistemas que suas igrejas adotam. Presbiterianos alguns questionam uma maior participação da igreja nas decisões, Congregacionais alguns reclamam das longas assembléias para discutir se açor da parede da igreja deve continuar a mesma ou trocá-la por outra, Episcopais alguns reclamam se é correto tanto poder de decisão nas mãos de um único hoje (o Bispo).
· Doutrinas: Muitos saem de suas igrejas decepcionados por discordarem das doutrinas de suas igrejas se a Igreja crê em uma coisa o crente não se conforma e briga com o sistema doutrinário o que ou acaba em uma divisão ou em mais um crente decepcionado com mais uma igreja.
· Relacionamentos com os irmãos: Muitos se decepcionam porque são excluídos das famosas panelas ou porque não o deixaram entrar ou porque foi parte e por algum motivo não é mais parte. Em alguns casos se decepcionam porque foram alvos de fofocas, mentiras e até de falta de amor na igreja quando são disciplinados por causa de pecados e passam a ser tratados como leprosos que devem ser postos para “fora do arraial”.


O fato é que o número de decepcionados com Igrejas tem sido cada vez maior e precisamos lutar contra isso em prol do Reino de Deus!


Para isso proponho Seguinte tema:


Restaurando a Alegria da Salvação.

Texto base: João 21. 1 – 14.




1º Se você um dia se decepcionou saiba que no momento certo e na hora certa o Senhor irá até você. (4).



Os discípulos passaram a noite tentando pegar peixes tentando continuar as suas vidas dentre esses discípulos estava Simão Pedro que em especial tinha alguns acertos de contas a tratar com Jesus, pois não só abandonou a Jesus quando foi crucificado, mas o negou três vezes.


O fato é que você pode não reconhecê-lo inicialmente, mas ele Estará Lá! (v.4).
Muitas pessoas atravessam suas vidas Cristãs semelhantemente a Pedro tem características agudas. No começo estão naquele fogo espiritual trabalham com grande alegria na obra de Deus não medem esforços para estarem ao lodo de Jesus e são dispostos a lutar com espadas em prol do evangelho. Pedro era um discípulo com essas características. Era um judeu do grupo dos zelotes (grupo que acreditava em um messias que tomaria o poder através da luta armada) e por isso, um encontro tão especial com o Senhor. Mas diante das circunstâncias Pedro tinha tudo para se envergonhar e acreditar que já não mais fazia parte dos escolhidos para a obra de Deus.


Após uma noite tão difícil onde a pesca não foi bem sucedida talvez só lhes restasse a decepção.
Muitas pessoas têm a oportunidade de andar com Jesus, fazer parte do seu ministério onde a maior preocupação é ouvir dos seus ensinamentos e participar conjuntamente de suas obras. A cruz talvez tenha sido na vida de Pedro um fim da linha em relação aos seus sonhos e aspirações com o messias e a sua maior vergonha pode ter sido o fato de que Jesus agora estava vivo e quem iria querer um “traidor” ao seu lado.


O nosso erro está em idealizar um tipo de “vida com Deus” errado! Pedro idealizou um messias militar, guerreiro, que tomaria o poder e o colocaria a sua destra. Nós as vezes idealizamos um tipo de fé pautada em pessoas, sistemas e instituições, por isso, nos decepcionamos e perdemos a alegria da salvação.


Não deixemos as agruras tornar as nossas vidas em um mar de desesperança! Abra o seu coração e obedeça a voz de Deus lançando as redes. (6).


2º Se você se um dia se decepcionou abra seu coração para uma oportunidade de ver algo de Deus acontecer em sua vida. (7 – 10).


Lançar as redes?


Lançar as redes significa que é preciso abrir seu coração para Deus. Todas as nossas decepções sempre têm ligação direta com questões humanas. O fato é que nem sempre teremos as respostas exatamente como esperamos, mas Deus nos dará exatamente aquilo que precisamos.


As brasas já estão preparadas nos esperando e Jesus pronto para nos alimentar. De fato o que precisamos é fazer como Pedro. O cingir as vestes de Pedro (7) significava uma postura de respeito em relação ao Senhor. Precisamos em lugar de barreiras dar lugar ao temor a Deus, a obediência a Palavra de Deus e ao trabalho para Cristo.


Se nos portarmos assim seremos alimentados por Jesus e confortados pela sua mão (10).


3º Se você algum dia se decepcionou deixe Jesus restaurar a alegria da salvação em sua vida. (11- 14).


As dificuldades, o trabalho, a retomada devem ser vistas como oportunidades de crescimento nunca encontraremos satisfação plena em coisas que são tocadas por homens. Somente aquilo que vem do fruto da obediência a palavra de Deus tem para nós bons frutos. Por mais que eles desejassem no seu intimo perguntar se era o Senhor o que estava acontecendo lhes respondia as suas perguntas. As evidências estavam diante dos seus olhos que eram uma rede cheia de peixes e ainda a satisfação de poderem estar na presença do Senhor.


A partir deste encontro com Jesus o Pedro que estava decepcionado com seus erros e sua possível exclusão dos planos de Jesus tornou-se o mais importante pregador da história, pois foi através dele que o evangelho começou a ser pregado. O homem envergonhado, triste e desiludido foi tratado por Jesus com seu amor e sua palavra.


Não deixemos as “justificativas” para as decepções serem maiores do que os propósitos de Deus em nossas vidas. Tem uma rede cheia de peixes e um banquete celestial nos aguardando.

Que Deus nos abençoe!
Rev Maycon Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d