Pular para o conteúdo principal

COMO LER A BÍBLIA? POR ONDE COMEÇAR? QUAL BÍBLIA ESCOLHER? | Pastor Maycon Rodrigues

Começar ler a Bíblia nem sempre é uma tarefa fácil para todos, por isso, vou deixar algumas dicas de como começar a ler e estudar a Bíblia. Orientações para iniciantes e aqueles que já querem ir um pouco mais longe.

Antes de tudo ore e peça direção a Deus para poder entender o que a palavra de Deus diz.

1 – ESCOLHA UMA BOA TRADUÇÃO DA BÍBLIA.

Um grande problema é o tipo de linguagem que as pessoas utilizam e isso pode dificultar seu entendimento na hora de começar a ler a Bíblia.

 As mais tradicionais são:

ALMEIDA Revista e Corrigida (ARC) 

ALMEIDA Revista e Atualizada (ARA) 

Que são as mais tradicionais utilizadas pela maioria das igrejas evangélicas.

Indicação de versões de Bíblias para leitura com linguagem mais acessível:

NAA (Nova Almeida Atualizada),

NVI (Nova Versão Internacional),

Bíblias com linguagens bem mais simples:

NVT (Nova Versão Transformadora),

NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje),

 

Você pode baixar gratuitamente em um aplicativo ou comprar e uma loja de Bíblias ou pela internet.

Vou disponibilizar algumas sugestões de links.

 

2 – POR QUAIS LIVROS DEVO COMEÇAR?

Comece pelos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) porque eles te darão conhecimento a respeito da história de Jesus.

Depois por Atos dos Apóstolos e pelas cartas até terminar o Novo Testamento.

 

No antigo Testamento se você quiser aprender mais sobre a vida e princípios leia Salmos, Provérbios e Eclesiastes que são livros que compõe a base da sabedoria Bíblica.

Depois disso: Leia o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio) que contam o início da história com a criação, queda e história do povo de Deus.

 

Daí para frente Só seguir adiante para os livros Históricos, Poéticos, Proféticos.

 

3 – SE JÁ LEIO A BÍBLIA EM CASA, MAS, NÃO CONSIGO ENTENDER MUITA COISA O QUE FAZER?

Compre uma Bíblia de Estudo porque ela vai te ajudar a compreender melhor a história por trás da história do texto bíblico. Bíblias de Estudo são bem explicativas e podem te ajudar bastante no seu crescimento e conhecimento.

Também vou colocar algumas sugestões para você se desejar comprar pela internet.

 

Vá a alguma igreja que tenha uma ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ou grupo de estudos. Você aprende mais e melhor na companhia de outras pessoas. De preferência igrejas que valorizam o ensino da Bíblia acima de outras coisas. Veja se o pastor oferece algum tipo de estudo individual ou em grupo para novos interessados em aprender, se a igreja não oferecer nada disso saia dela e vá para outra imediatamente.

 

Essas são três dicas para quem quer começar a estudar a Bíblia e entender os ensinamentos contidos na Palavra de Deus.

Pastor Maycon Rodrigues

 

 

Sugestões de Lins de Bíblias para comprar online:

As mais tradicionais são:

ALMEIDA Revista e Corrigida (ARC)  - https://amzn.to/34fNrv7

ALMEIDA Revista e Atualizada (ARA) - https://amzn.to/3r6QGy9

 

Indicação de versões de Bíblias para leitura com linguagem mais acessível:

NAA (Nova Almeida Atualizada), https://amzn.to/3HkuVQU

NVI (Nova Versão Internacional), https://amzn.to/3o71DOq

 

Bíblias com linguagens bem mais simples:

NVT (Nova Versão Transformadora), https://amzn.to/3o5A73M

NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), https://amzn.to/33XRrkb

 

Sugestões de Bíblias de Estudo:

Bíblia de Estudo NAA - https://amzn.to/3o71gn0

Bíblia de Estudo da Fé Reformada  - https://amzn.to/3u0jASu

Bíblia de Estudo de Genebra  - https://amzn.to/3rZmkwC  



 

 




Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO DE JESUS NO GETSÊMANI.

Um dos momentos mais importantes e difíceis na vida de Jesus foi no Getsêmani, local situado no Monte das Oliveiras. O nome "Getsêmani" significa literalmente "prensa de azeite", e era ali que o fruto da oliveira era prensado, esmagado até extrair o azeite. Esse simbolismo é marcante, pois revela a realidade do sofrimento que Jesus enfrentaria para que o fruto do seu sacrifício nos concedesse a salvação. Ao chegar ao local com seus três discípulos mais próximos (Pedro, Tiago e João), Jesus se afasta para orar. Ao retornar, os encontra dormindo (Mateus 26:40, Marcos 14:37). Essa cena evidencia a solidão que Jesus experimenta ao perceber que a luta era sua e que não podia contar com ninguém naquele momento crucial. Em sua oração, a angústia toma conta de Jesus, e seu suor se torna semelhante a gotas de sangue, tamanha a intensidade de seu sofrimento (Lucas 22:44). Ele pede ao Pai que, se possível, afaste dele o cálice, mas se submete à vontade divina (Mateus 26:42-44,

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado