Pular para o conteúdo principal

DEPRESSÃO É FALTA DE FÉ?


E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. 1 Reis 19:7

Alguns dias são mais difíceis que outros onde parece que não há mais expectavas, mas são exatamente nesses dias que podemos experimentar o cuidado de Deus.

Na bíblia temos o exemplo do profeta Elias que enfrentou os 450 profetas de Baal no monte Carmelo (1Reis 18). Após uma intensa batalha onde Deus se manifestou poderosamente fazendo cair fogo do céu e consumindo o holocausto os profetas de Baal foram mortos pelo povo de Israel liderados por Elias. Em seguida, o profeta ora e depois de 3 anos voltou a chover!

Depois de viver experiências sobrenaturais com Deus Elias recebeu de Jezabel uma mensagem dizendo que ele iria ser morto (1Reis 19.2). Ele foge para o deserto até que exausto se assentou debaixo de um zimbro e em um momento de fraqueza pede a Deus a sua morte (1Reis 19.4).

Como um homem de Deus depois de ver acontecer coisas tão incríveis sucumbe a um estado de desespero e depressão profunda?

Elias é a prova de que nossa proximidade de Deus não elimina nossa humanidade. Isso quer dizer que mesmo vivendo grandes coisas estamos sujeitos a nossa fragilidade humana. Alguns poderiam dizer que é falta de fé, mas como dizer que alguém como Elias não tinha fé?

Elias é a prova de quanto somos dependentes de Deus independentemente de NOME, HISTÓRIA, REPUTAÇÃO, CAPACIDADE e outras coisas que representamos.

Há momentos que nossa força se esvai e só precisamos receber de Deus o alimento e o cuidado gracioso das suas mãos.

A pergunta chave de Deus para Elias ao se abrigar em uma caverna em Horebe é: O que fazes aqui Elias (1Reis 19.9)?

Em meio ao desespero a resposta de Elias se resume na parte final quando ele diz: “eu fiquei só, e procuram-me tirar-me a vida (1Reis 19. 10). A dor de Elias era a sensação de se sentir sozinho e saber que queriam matá-lo!   

Em alguns momentos as circunstâncias tocam em nossas fragilidades e Deus precisa nos chamar de volta a realidade. Quando Deus pergunta para Elias o que ele estava fazendo ali é porque aquele não era o seu lugar, ele não estava sozinho e tudo já estava preparado.

Não se trata de falta de fé! Depressão não é Falta de Fé! São apenas situações que revelam o quanto dependemos do agir de Deus. Tudo fica claro para Elias quando ele é alimentado por Deus, levantado por Deus e no meio da sua fraqueza e solidão Deus mostra que ainda haviam 7 mil homens que não se dobraram a Baal e estavam ao seu lado (1Reis 19. 18).  

Às vezes é preciso apenas que sejamos cuidados por Deus para seguir nossa jornada. Não desista! Deus está cuidando de tudo! Deus cuidará de você!

Rev. Maycon Rodrigues




Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO DE JESUS NO GETSÊMANI.

Um dos momentos mais importantes e difíceis na vida de Jesus foi no Getsêmani, local situado no Monte das Oliveiras. O nome "Getsêmani" significa literalmente "prensa de azeite", e era ali que o fruto da oliveira era prensado, esmagado até extrair o azeite. Esse simbolismo é marcante, pois revela a realidade do sofrimento que Jesus enfrentaria para que o fruto do seu sacrifício nos concedesse a salvação. Ao chegar ao local com seus três discípulos mais próximos (Pedro, Tiago e João), Jesus se afasta para orar. Ao retornar, os encontra dormindo (Mateus 26:40, Marcos 14:37). Essa cena evidencia a solidão que Jesus experimenta ao perceber que a luta era sua e que não podia contar com ninguém naquele momento crucial. Em sua oração, a angústia toma conta de Jesus, e seu suor se torna semelhante a gotas de sangue, tamanha a intensidade de seu sofrimento (Lucas 22:44). Ele pede ao Pai que, se possível, afaste dele o cálice, mas se submete à vontade divina (Mateus 26:42-44,

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado