Pular para o conteúdo principal

SER OU NÃO SER IGREJA?


Texto Principal: Tiago 2

“Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.”
Tiago 4:17

Como ser Igreja?
Devemos aprender com os reformadores, pois, souberam fazer uma leitura correta de seu tempo, correspondendo com o evangelho as suas necessidades mais importantes e isso envolve claramente a dinâmica de como ser igreja.
Esses servos de Deus lançaram as bases com uma liturgia que era ao mesmo tempo bíblica e contemporânea. A palavra devendo ser ensinada na língua do povo e as músicas com ritmos do tempo vivido por eles. Isso vemos claramente em Lutero e o seu vibrante “Castelo Forte”, para que a palavra de Deus pudesse chegar ao povo por meio da música.
A atuação política e ao mesmo tempo a sistematização dos princípios bíblicos que aliou uma vida que uniu fé e obras, fez de João Calvino um grande instrumento nas mãos de Deus deixando um grande legado para as futuras gerações.
Como não ser Igreja:
Hoje vemos o distanciamento do evangelho e isso se reflete nos diferentes guetos da sociedade evangélica no mundo.
Entre os problemas destacamos:
1 - A afronta à palavra de Deus dos adeptos da teologia da prosperidade.
2 - os profetas e suas descabidas revelações que em nada contribuem para a salvação de vidas do inferno.
3 - a “psicologia-teologia” dos pregadores que enfatizam mais autoajuda do que o evangelho em si.
4 - o “evangelho mercadológico” e suas diferentes faces que tratam fiéis como clientes e fazem dos seus programas verdadeiras prestações de serviços, com espetáculos dignos de grandes produções, e o pior, sem mostrar absolutamente nada do que representa o estado do homem caído (sem Deus).
Por isso devemos:
VOLTAR NOSSOS OLHOS PARA AS ESCRITURAS.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17

O Salmista diz: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” Salmos 119:105
A bíblia é a base de tudo o que desejarmos realizar para a glória de Deus e qualquer um que almeja ser igreja deve tê-la como firme fundamento.
As nossas expressões de fé devem convergir na palavra de Deus, nossa multiforme adoração, nossa busca pelos perdidos, nossa maneira de ser no que representamos para “os de fora”, em tudo devemos nos manter firmes nos propósitos que norteiam nossas vidas tendo a palavra de Deus como única regra de fé e de prática.

FAZER UMA RELEITURA DA NOSSA ATUAÇÃO DA SOCIEDADE.
O que é a igreja para a sociedade?
Talvez alguns digam: “Um bando de idiotas que só estão lá para ser enganados!”
Outros podem dizer: “É melhor estar em uma igreja do que na rua fazendo o que não presta”.
Na realidade a maioria não compreende o verdadeiro papel de uma igreja na sociedade.
O que ela deve ser na verdade?
“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,” Efésios 5:1
Devemos ser imitadores de Deus e manter ativo o ministério de Jesus na sociedade.
Jesus estando em uma sinagoga em Nazaré mostrou claramente como deve ser realizado o seu ministério nesta terra:
“Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor".
Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir". Lucas 4:17-21

Nossa atuação deve ser a mesma de Cristo!
Não podemos estar em festa enquanto o mundo a nossa volta está em completa miséria. Não podemos descansar em paz fazendo parte de igrejas revestidas de mármore, com bancos estofados, ar condicionado, aparelhagens de última geração e aos mesmo tempo nos arredores dos templos suntuosos crianças estão morrendo de fome, homens sendo consumidos pelo álcool, drogas e mulheres sendo prostituídas por não terem outra alternativa de vida.
A igreja só é raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus se os que estão nela cumprir o papel de anunciar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a maravilhosa luz de Cristo 1 Pedro 2.9-10.
A verdade só pode libertar se chegar aos cativos! E esse é o papel da igreja levar aos cativos do pecado e de satanás o Jesus que pode libertá-los.
Isso não se limita aos cultos, aos programas evangelísticos, mas em como a igreja pode ser o braço estendido de Deus para transformar a humanidade.
Não adianta de nada dizer ao viciado: “Jesus te ama pare com o vício!” Se não lhe enviar a um tratamento.
E isso se repete em todos os outros casos mencionados.
É claro que a igreja não pode sozinha resolver todos os problemas, mas ela pode sim alcançar os que estão desesperados, fracos e perdidos fazendo dentro de suas possibilidades o máximo de esforço para ser como Jesus.
A igreja evangélica atual precisa sim passar por mudanças radicais em questões de fé e obras para cumprir realmente o chamado de Jesus neste mundo.
Oremos e busquemos em Deus e na sua palavra essas respostas.
Rev. Maycon Rodrigues. 
Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO DE JESUS NO GETSÊMANI.

Um dos momentos mais importantes e difíceis na vida de Jesus foi no Getsêmani, local situado no Monte das Oliveiras. O nome "Getsêmani" significa literalmente "prensa de azeite", e era ali que o fruto da oliveira era prensado, esmagado até extrair o azeite. Esse simbolismo é marcante, pois revela a realidade do sofrimento que Jesus enfrentaria para que o fruto do seu sacrifício nos concedesse a salvação. Ao chegar ao local com seus três discípulos mais próximos (Pedro, Tiago e João), Jesus se afasta para orar. Ao retornar, os encontra dormindo (Mateus 26:40, Marcos 14:37). Essa cena evidencia a solidão que Jesus experimenta ao perceber que a luta era sua e que não podia contar com ninguém naquele momento crucial. Em sua oração, a angústia toma conta de Jesus, e seu suor se torna semelhante a gotas de sangue, tamanha a intensidade de seu sofrimento (Lucas 22:44). Ele pede ao Pai que, se possível, afaste dele o cálice, mas se submete à vontade divina (Mateus 26:42-44,

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado