Pular para o conteúdo principal

COMO SABER SE AS NOSSAS ORAÇÕES SERÃO RESPONDIDAS?


 
“Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.”
Tiago 5:17-18

Uma das coisas que mais gera dúvidas em nossa relação com Deus é saber se as nossas orações serão respondidas.

Há, aqueles que gostam de dizer que Deus sempre dá uma resposta e a questão envolve a nossa sensibilidade em entender se é sim, não ou espere. Cabe a cada um buscar entendimento se os pedidos se enquadram dentro da vontade e tempo de Deus.

O fato é que nenhuma oração tendo sido dirigida a Cristo de modo verdadeiro se perde (1 Timóteo 2.5).

As vezes achamos que somente são respondidas as orações de pessoas “especiais” como sacerdotes (Padre, Pastor) ou aqueles que consideramos ter uma espiritualidade “acima da média”. A verdade é que a palavra de Deus está repleta de exemplos de pessoas comuns com os mesmos problemas que os nossos que tiveram suas orações respondidas por Deus.

Como Deus vê as nossas orações?

Como Ele as recebe?

O que ele faz com cada uma delas?

Essas são algumas das perguntas que responderemos a seguir:

1º AS NOSSAS ORAÇÕES SÃO PRECIOSAS PARA DEUS.

“Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;” Apocalipse 5:8

A linguagem simbólica de Apocalipse diz que as orações dos santos são trazidas diante do cordeiro em taças de ouro o que representa preciosidade. Somente algo especial poderia ser trazido a Jesus em taças de ouro, e é assim que Deus vê as orações dos seus servos. Todas as vezes que oramos a Deus devemos saber que ele acolherá nossas orações com um valor inestimável.

2º AS NOSSAS ORAÇÕES RECEBEM A CAPACITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”
Romanos 8:26-27

Na verdade só oramos porque o Espirito de Deus é quem nos move a fazer isso. Podemos estar intencionalmente errados quanto ao pedido, o que vai gerar uma resposta negativa de Deus ao que estamos pedindo não porque ele não deseja nos abençoar, mas porque ele quer nos preservar de algo.

A palavra diz:

“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” Gálatas 5:16

Quanto mais buscarmos a Deus e nos afastarmos daquilo que nos impede viver a Palavra de Deus, mais estaremos sensíveis ao plano do eterno para nós.

Estando intimamente ligados a Deus somos conduzidos a uma vida de oração com mais qualidade, sendo assim, as respostas serão percebidas com maior naturalidade e a nossa alma não será tomada pela ansiedade, dúvida ou qualquer outra coisa que prejudique nossa caminhada de fé.  A frustração será apagada pela capacitação vinda de Deus por intermédio de seu Santo Espírito e as nossas orações são acolhidas por Deus graciosamente. 

  AS NOSSAS ORAÇÕES SÃO INSTRUMENTOS PARA A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS.

Deus não responde orações para engrandecer o homem, muito menos para torna-lo um ser mimado que tem tudo o que deseja. Nós precisamos compreender que as lutas fazem parte da vida e saber enfrenta-las com a ajuda de Deus é um privilégio.

Quando Elias orou para que não chovesse e não choveu por 3 anos e meio, ele não saiu por aí tirando vantagens dessa resposta de oração, mas viveu submisso a Deus em todo esse período porque tinha apenas um objetivo que era a glória de Deus ser revelada. Depois desse período orou novamente e choveu milagrosamente e o nome de Deus foi exaltado diante dos 450 homens de Baal.

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
1 Reis 18:37-39

O que você pede em suas orações servirá de testemunho para que as pessoas conheçam o verdadeiro Deus ou será somente para satisfação pessoal?

De que adianta pedir um carro e colar um adesivo nele dizendo: “FOI DEUS QUE ME DEUS” e não usá-lo para abençoar outras pessoas?

De que adianta pedir um emprego melhor e quando consegue a benção não se dispõe a ser dizimista? De que adianta pedir uma cura e ao ser curado nunca mais buscar a Deus?

Quando pedir algo faça isso tendo em mente de que a sua resposta de oração não pode ser algo exclusivamente seu, mas, principalmente é para ser usado de testemunho para dar glórias a Deus.

Conclusão:  

Deus ouve a oração de qualquer pessoa que se chega para ele, nãos faz acepção e muito menos coloca regras para ser ou não ouvido, na verdade o que ele procura é pessoas que o busquem em espírito e em verdade. Que clamem a Ele com fé!

Deus considera cada oração dirigida a Ele sinceramente como algo muito precioso, e, por isso, encare a pratica da oração como um tesouro concedido por Deus e que deve ser explorado continuamente em nossas vidas.

Deus também nos prepara para a pratica da oração, quanto mais buscamos a Ele mais intimamente estamos ligados ao Pai amoroso que nos concede bênçãos infinitas.

Deus sabe qual a intenção do nosso coração e isso representa muito no resultado das respostas de cada oração. Se ele atender nossas orações é porque o que pedimos está em acordo com os planos Dele para nós, se ainda não respondeu certamente há algo que o Senhor ainda está trabalhando para amadurecermos, seja como for, em cada oração podemos viver uma experiência nova com Deus que servirá de testemunho para a glória de nosso Senhor e bênção nossa.

 

Rev. Maycon Rodrigues
Resto do Post

Comentários

  1. Deus o abençoe, rev. Maycon. Palavra preciosa no momento certo. Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Deus o abençoe, rev. Maycon. Palavra preciosa no momento certo. Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela bela mensagem!! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu Comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d