Pular para o conteúdo principal

O RENOVO DE DEUS EM TEMPOS DE AFLIÇÃO


Texto Base: Lamentações 3. 21 à 31

Lamentações 3.21   Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

 

Jeremias viveu em um contexto de desolação, pois presenciou a destruição da cidade de Jerusalém por Nabucodonosor, rei de Babilônia, por volta do ano 589 a.C.

O escritos do Livro Bíblico de Lamentações são poemas que assumem a forma de lamento (fúnebre) comunitário e individual que podem ser denominados:
 

a)      Queixa contra as adversidade, que foram toleradas ou mesmo causadas pelo Senhor.

b)      Testemunho de Confiança.

c)      Apelo pelo Livramento fundamentado na natureza do Senhor em sua aliança.

d)      Certeza de ser ouvido, frequentemente com a garantia de que os inimigos e perseguidores, por sua vez, experimentarão a ira de Deus (Sl 74) (Bíblia de Estudo de Genebra – pp. 918).

Uma pergunta entre tantas que surgem ao fazermos a leitura deste livro:

É POSSÍVEL ENCONTRAR PAZ EM TEMPOS DE AFLIÇÃO?

1.      AS LEMBRANÇAS DO CUIDADO DE DEUS NOS AJUDAM A PERCEBER QUE NÃO SOMOS ABANDONADOS EM MEIO AS AFLIÇÕES. (DEUS AGIU NO PASSADO)

3.21   Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

Em meio ao contexto de aflição o profeta apoia-se na lembrança das coisas que Deus fez no passado para encontrar forças. Isso é algo recorrente na Bíblia.

"Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor?
Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa?
Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão? " Pausa
Então pensei: a razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais.
Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres.”
Salmos 77:7-11

O lamento sempre vem acompanhado de um clamor de esperança, ao mesmo tempo que se indaga quanto ao favor de Deus se lembra de quem Deus é (imutável) em suas bondade e misericórdia.

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.
Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.”
Salmos 126:3-4

2.      AS MISERICÓRDIAS SÃO A PROVA DA PRESENÇA DO RENOVO DE DEUS DIARIAMENTE EM NOSSAS VIDAS. (DEUS SUSTENTANDO NO PRESENTE)

3.22   As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 3.23   renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

Deus que agiu no passado e através das recordações nos renova as esperanças em tempos de aflição também continua agindo no tempo presente através de suas misericórdias.

“Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”
Isaías 40:29-31

3. O RENOVO EM TEMPOS DE AFLIÇÕES SE MANIFESTA NOS BONS CONSELHOS DE DEUS. (DEUS PREPARANDO PARA O FUTURO)

3.25   Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.

A. Espere em Deus buscando-o intensamente,

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Deuteronômio 6:5

buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33  

A busca intensa, constante de Deus nos restaura e fortalece, quanto mais próximos estamos dele mais sensíveis estamos a sua vontade e a aflição torna-se cada vez mais insignificante em relação a nossa esperança.

B. O Silêncio pode ser um grande remédio

u  3.26   Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.

Esse silencio pode ser benéfico no sentido de trazer em si uma confiança nos propósitos de Deus. Quanto mais nós procuramos refúgio em Deus temos certeza de que ele fará o melhor por nós.

“Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.
Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.”
Salmos 27:13-14

C. Entenda que Deus está te tratando.

3.27   Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

D. O tempo da tribulação vai acabar, mas enquanto isso não acontece Deus derrama sobre nós a sua compaixão e misericórdia.

3.31   O Senhor não rejeitará para sempre; 3.32   pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; 3.33   porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens.

O Renovo de Deus se manifesta através do seu cuidado não impedindo que as tribulações venham, mas nos sustentando através das suas misericórdias.

CONCLUSÃO:

 

Deus é o Senhor de todas as coisas e o seu amor e misericórdia são imensos. Sabemos que não estamos isentos de passar por aflições o Senhor nos alerta:

“...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Em um contexto de aflições e lutas o Senhor nos convida a olhar para a beleza do seu ser e como ele atua em toda a nossa história. Ao olharmos para Deus percebemos que sua bondade e amor e misericórdias sempre nos acompanham.

Deus não muda e isso para é para nós fonte de esperança, pois, se ele foi capaz de nos abençoar no passado podemos trazer à memória o que nos dá esperança. Deus também não nos limita ao passado, mas renova as suas misericórdias a cada manhã por conta da sua fidelidade e ainda nos dá caminhos para a construção de um futuro promissor.

Lembremos sempre:

“... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito... Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?”
Romanos 8:28, 32
 
Rev. Maycon Rodrigues

Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d