Pular para o conteúdo principal

POR QUE AS PESSOAS SE CASAM?


Texto base: Gênesis 2. 18  - 25

Quando perguntados sobre a razão para se casar solteiros e casados responderam:

Sexo, companheirismo, amor, prover um lar para os filhos, aceitação social, vantagens econômicas e segurança. Alguns defendem que é possível ter todos essas coisas sem se casar em uma época onde metade dos lares é ocupada por solteiros, segundo levantamento recente, ser casado não garante mais a aceitação social ou vantagem econômica.

Qual seria a vantagem do matrimônio?

PRECISAMOS EXAMINAR ESSAS COISAS COM OLHAR DA FÉ.

1º NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ.

A ideia do casamento parte de Deus para o homem e a mulher, pois, Deus criou a mulher para completar o sentido da existência do homem.

Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
Gênesis 2:18

As questões que envolvem o casamento vão além das razões sociais e econômicas, quando Deus criou o homem ele podia desfrutar de comunhão total e perfeita com seu criador, mas mesmo assim, Deus tomou parte do homem e criou a mulher.

A solução de Deus à necessidade do homem foi criar a mulher (Gn. 2. 18). O termo hebraico aqui significa, literalmente “face a face”. Isto é, Deus criou um ser com que o homem poderia ter um relacionamento face a face. Isto revela o tipo de relação pessoal profunda por meio da qual os dois são ligados em uma união inseparável que satisfaz os anseios mais profundos do coração humano. O casamento foi a resposta de Deus à necessidade mais profunda do ser humano: a união da vida de uma pessoa com outra.

“Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".

Gênesis 2:21-23

2ª O QUE É O CASAMENTO?

Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Gênesis 2:22-24

É a união total de duas vidas no âmbito intelectual, social, espiritual, emocional e físico. Esse tipo de união não pode existir sem compromisso profundo e duradouro que Deus quer que acompanhe o casamento.

Significados do Casamento:

1 – Não é um contrato para tornar aceitáveis as relações sexuais.

2 – Não é simplesmente uma instituição social para prover cuidado dos filhos.

3 -  É mais do que uma clínica psicológica na qual obtemos apoio emocional de que precisamos.

4 – É mais do que um meio de alcançar posição social ou segurança econômica.

5 – O propósito supremo do casamento não é alcançado nem mesmo quando ele é um veículo para o amor e o companheirismo, por mais valiosos que sejam.

6 – O propósito supremo do casamento é a união de dois indivíduos no nível mais profundo possível em todas as áreas, o que, por sua vez, proporciona o maior sentimento de realização ao casal e, ao mesmo tempo, serve melhor aos propósitos de Deus para a vida deles.

3º O QUE SIGNIFICA SER UM?

“Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se
tornarão uma só carne
.”

Gênesis 2:22-24

 

O fato de casar não garante a unidade de um casal. Há uma diferença entre “os dois serem unidos” e “os dois serem um”. Um velho pregador costumava dizer: “Quando você amarra dois gatos pelo rabo e os pendura na cerca, conseguiu uni-los, mas a unidade é uma coisa bem diferente”.

A palavra hebraica que Deus usa para homem e mulher serem UM em Gn. 2.24 é o mesmo termo empregado para o próprio Deus em Dt. 6.4, em que lemos: “Ouça, ó Israel : O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor”.

As escrituras revelam Deus como Pai, Filho e Espírito Santo, embora um só. Não temos três deuses, mas um Deus trino em sua natureza, ou seja, a natureza da unidade de Deus deve ser a mesma na união através do casamento como propósito de Deus para o homem e a mulher. Homem e mulher tornam-se UM assim como o Pai, o Filho e o Espirito Santo são um.

Por isso o divórcio é para Deus abominação porque vai contra a natureza dos padrões de Deus para o homem.

"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis. Malaquias 2:16

   

CONCLUSÃO;

AMOR PARA A VIDA TODA.

Ed e Floreen em seus últimos momentos de vida juntos.
Um casal de idosos que passou 60 anos juntos morreu de mãos dadas, com apenas algumas horas de diferença no início deste mês em Nova York, nos Estados Unidos, segundo o jornal “New York Daily News” e a TV WGRZ.

Ed prometeu cuidar de Floreen pelo resto da vida, e os dois nunca se separaram.

No fim de janeiro, entretanto, a promessa feita pelo homem de cuidar de sua mulher até o fim quase foi quebrada quando ele foi hospitalizado devido a um problema na perna, considerado grave pelos médicos.

Ed pediu para ver sua mulher, sem saber que ela também havia sido internada em um outro hospital com problemas no coração. Seu estado também era considerado grave.

O homem ficou inconformado. “Ele disse ‘preciso ver sua mãe, preciso falar com sua mãe. Estou morrendo, eu preciso vê-la’”, contou Renee Hirsh, filha do casal. “Foi o pior dia da minha vida.”

O hospital onde Ed estava internado concordou em transferi-lo caso suas condições de saúde melhorassem. Dois dias depois, isso foi possível, e ele foi levado para o hospital onde Floreen estava.

Os dois foram instalados em camas colocadas uma ao lado da outra. Floreen pareceu confusa ao perceber que seu marido havia chegado. “Ela achou que ele talvez já tivesse morrido”, contou a filha do casal.

Os dois trocaram juras de amor novamente, deram as mãos, e alguns minutos depois Floreen morreu. Ed permaneceu ao seu lado, e sua condição se deteriorou. Após 36 horas, ele também morreu. Os dois foram enterrados juntos no dia 13 de fevereiro. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/apos-60-anos-juntos-casal-morre-de-maos-dadas-com-horas-de-diferenca.html.

Apesar de todas as lutas quem envolvem a família hoje em dia, mesmo com toda a relativização dos padrões dados por Deus a nós. Diante de todas as circunstâncias adversas devemos crer nos propósitos de Deus para o homem e a mulher.

Deus nos conhece profundamente e sabe que o casamento é para nós a plenitude do cumprimento das suas promessas, pois através dele somos completados e encontramos sentido para nossa existência. Não é bom que o homem esteja só! Por isso, Deus criou o homem para a mulher e a mulher para o homem a fim de completarem sua existência.

A família é o bem mais precioso que Deus nos deu e é através do casamento que o sentido da existência da família é expressado de maneira completa.

Que cada um de nós possamos viver, amar e lutar para o padrão perfeito de Deus para nós que é a família nos padrões da palavra de Deus.
 
Adaptado do Livro: "O Casamento que você sempre quis" de Gary Chapman pp. 13-15 por Maycon Rodrigues.
Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO DE JESUS NO GETSÊMANI.

Um dos momentos mais importantes e difíceis na vida de Jesus foi no Getsêmani, local situado no Monte das Oliveiras. O nome "Getsêmani" significa literalmente "prensa de azeite", e era ali que o fruto da oliveira era prensado, esmagado até extrair o azeite. Esse simbolismo é marcante, pois revela a realidade do sofrimento que Jesus enfrentaria para que o fruto do seu sacrifício nos concedesse a salvação. Ao chegar ao local com seus três discípulos mais próximos (Pedro, Tiago e João), Jesus se afasta para orar. Ao retornar, os encontra dormindo (Mateus 26:40, Marcos 14:37). Essa cena evidencia a solidão que Jesus experimenta ao perceber que a luta era sua e que não podia contar com ninguém naquele momento crucial. Em sua oração, a angústia toma conta de Jesus, e seu suor se torna semelhante a gotas de sangue, tamanha a intensidade de seu sofrimento (Lucas 22:44). Ele pede ao Pai que, se possível, afaste dele o cálice, mas se submete à vontade divina (Mateus 26:42-44,

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado