Pular para o conteúdo principal

A IGREJA NO VALE DE OSSOS SECOS


 
 
“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.
Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".

Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!”
Ezequiel 37:1-4

 
 
Vivemos tempos difíceis no que diz respeito à verdadeira identidade da igreja cristã no mundo. O sincretismo religioso, o ecumenismo, a teologia da prosperidade, os extravagantes “modelos litúrgicos” tem sido a tônica do crescimento da igreja evangélica.

Por outro lado o número de pessoas que estão se distanciando do modelo de igreja institucional cresce cada vez mais. Há aqueles que aderem formatos de igreja nas casas como células e grupos familiares enquanto existem alguns que se distanciam ao ponto de não fazerem mais parte de grupo nenhum, porém se declaram evangélicos. Já existem pesquisas que apontam para um número cada vez menor de pessoas que se envolvem em algum tipo de ministério mesmo fazendo parte de alguma igreja.

A igreja vive um momento de expressividade por conta dos seus números que atraem investidores nas mais diversas áreas, porém, a sua inexpressividade quanto a atuação na sociedade beira a insignificância. É claro que ainda existem vozes que clamam no deserto, mas infelizmente ainda é preciso ver muitas coisas acontecerem para que tenhamos esperança de dias melhores.

A igreja hoje está semelhante ao vale de ossos secos porque tem um exército bastante numeroso, mas inexpressivo ainda quanto ao seu papel na sociedade. Esse exército de ossos secos aguarda a ação poderosa do Espírito Santo para vivificar sua existência.

1º A IGREJA NO VALE DE OSSOS SECOS PRECISA DA PALAVRA. 

 Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.” Ez: 37.2

Há aqueles que acreditam que o sinal de avivamento se expressa na quantidade. Quanto maior o número de pessoas mais poderosa e avivada é a igreja. Esse é o modelo capitalista de sucesso que alia número de clientela, poder de lucro/riqueza e capacidade de monopólio.

A Igreja comemora suas conquistas, canta, dança, faz suas festas regadas a muita comida e entretenimento garantido, porém se esquece de olhar para fora.

Em meio a toda esta euforia, emocionalismo e espetáculo o que se vê é uma grande quantidade de pessoas vazias e que estão completamente distantes de uma prática viva e verdadeira conforme a palavra.
 

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

Não existe verdadeiro avivamento sem a palavra de Deus porque qualquer coisa que nos seja oferecida por mais que nos faça sentir bem, nos proporcione riquezas e traga satisfação se não tiver firme fundamento na palavra não passa de mentira do diabo.

A IGREJA NO VALE DE OSSOS SECOS DEVE SE SUBMETER A DEUS.

“Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".
Ezequiel 37:3

A resposta do profeta reflete uma realidade de submissão: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.

A igreja do vale de ossos secos não consegue enxergar outra coisa além de si mesma. Sua inércia é  irritante, sua liderança é omissa e não se incomoda com  o pecado, suas atividades não tem a presença da graça de Deus e não levam a lugar algum. Uma espécie de placebo espiritual onde se imagina estar sendo tratado e na realidade não passa de um engano psicológico, “tens nome de que vives, e estás morto.” Apocalipse 3:1    

Abandonou o evangelho de Jesus em troca de um “prato de lentilhas da prosperidade”. O que nos permite crer que Deus não a destruirá totalmente é o fato de haver uns poucos justos que ainda se submetem a Cristo.

 

A IGREJA NO VALE DE OSSOS SECOS AGUARDA A VOZ DOS VERDADEIROS PROFÉTAS.

“Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!”
Ezequiel 37:4

A palavra está repleta de exemplos de falsos profetas que enganavam para obter vantagem como no caso de Zedequias, filho de Quenaana, e seu grupo de profetas, que conseguiram impressionar o rei Acabe (1Rs 22:5-28; 2Cr 18:4-27). Estes falsos profetas fizeram, em nome de Jeová, promessas incoerentes e ludibriadores, que não podiam ser cumpridas, sem levar em consideração a má condição moral e espiritual do povo.

Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando em transe diante deles.
E Zedequias, filho de Quenaaná, tinha feito chifres de ferro, e declarou: "Assim diz o Senhor: ‘Com estes chifres tu ferirás os arameus até que sejam destruídos’ ".
1 Reis 22:10-11

Qualquer semelhança não é mera coincidência!

Devemos crer que onde Deus está atuando verdadeiramente por seus profetas a igreja está sendo perseguida.  

“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,
mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”
Mateus 24:9, 12-13
CONCLUSÃO:

Há muitos que pela graça de Deus estão experimentando o toque do Espírito Santo, tem se levantado para anunciar o verdadeiro evangelho de Cristo. Em meio a este vale de ossos secos que se tornou a igreja evangélica no mundo onde a voz dos verdadeiros profetas estão conseguindo chegar muitos estão sendo vivificados. O sangue dos mártires ainda está sendo derramado e isso está cada vez mais explicito na igreja militante espalhada pelo mundo.

Resta saber quantos terão a chance de ser despertados para esta realidade.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós, abra os nossos olhos para enxergarmos os nossos pecados, e assim, possamos viver o verdadeiro despertamento como igreja de Cristo.   

Resto do Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d