Pular para o conteúdo principal

A FELICIDADE NO LAR EM UM CONTEXTO DE LUTA CONTRA A DESCONSTRUÇÃO DA FAMÍLIA


 
[cântico dos degraus] Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
1.      Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
2.      A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
3.      Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
4.      O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
5.      E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
Salmos 128:1-6

Estamos vivendo tempos difíceis no que diz respeito à família.
A sociedade mobiliza-se na defesa dos seus direitos, multidões se unem e vãos as ruas reclamar sobre o que lhes interessa. Há algumas semanas houve grande mobilização da população na França contra a legalização do casamento gay que reuniu 1,4 milhões de manifestantes, o que não foi suficiente para impedir porque foi aprovado pelos governantes dias depois da manifestação. No Brasil nomes como os dos Pastores Silas Malafaia e Marcos Feliciano estão a todo o tempo na mídia por contas dos embates com os ativistas gays. Há ainda projetos de Lei tramitando com a finalidade de por fim à família nos padrões tradicionais.


1,4 milhões se manifestam contra a aprovação do casamento gay na França

Vemos claramente que estamos vivendo constantes transformações sociais no que diz respeito à família. A verdade é que está cada vez mais difícil encontrarmos famílias conforme os padrões bíblicos. A família hoje pode ser constituída de uma mulher que cria seus filhos solitariamente tendo dois ou três filhos de pais diferentes, ou um homem casado pela segunda vez com filhos do primeiro e segundo casamentos convivendo juntos, ou seja, reflexos de uma sociedade cada vez mais desconstruída e desassociada com os padrões tradicionais.
Não podemos deixar de dizer que no meio da igreja essa já é uma realidade presente. Outro dado é o crescimento assustador de divórcios de pastores já existindo casos de ministros com segundos e até terceiros casamentos mal sucedidos. Percebendo está realidade devemos voltar nossos olhos para a palavra de Deus com a finalidade de encontrar a luz para enfrentarmos esse mundo tenebroso.
O Salmo 128 é um grande exemplo de um lar abençoado por Deus. Faz lembrar um contexto bem similar ao que muitos de nós vivemos com nossos avós. O pai que chega do trabalho e encontra a esposa que durante o dia cuidou dos filhos e agora se sentam à mesa e vão jantar juntos compartilhando as experiências do seu dia. É claro que muita coisa mudou! As mulheres agora tem jornada dupla, pois completam a renda do lar tendo que trabalhar fora e em alguns casos ganham mais que os próprios maridos.
No entanto, não significa que tais mudanças no contexto social impeçam que a essência dos conceitos de Deus para uma família não possa ser vividas nos dias de hoje.
1º A FELICIDADE NO LAR ESTÁ NA ÊNFASE DE SEUS PROPÓSITOS.
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.” (v.1)
A sociedade impõem para nós padrões que realmente não são os de Deus e isso fica cada vez mais claro à medida que pesamos as coisas. Uma família de acordo com os propósitos de Deus tem as referências certas.
O temor aqui representa que estão debaixo do senhorio de Cristo, ou seja, há a preocupação de se manter a família dentro do eixo divino temendo a Deus para ser feliz. Quando existe um padrão e se luta para viver dentro dele temendo que o abandono dessa realidade traga prejuízos nos mantemos firmes nele. Se optarmos por aquilo que a sociedade dita não há preocupação em se manter um lar, uma família, construir relacionamentos e desejar que eles sejam duradouros, e sim, única e exclusivamente saciar nossos interesses pessoais.
O plano de Deus é que possamos encontrar satisfação na família e dentro dela manter o padrão da palavra que dá bases firmes para a plena satisfação humana.
2º A FELICIDADE NO LAR ESTÁ NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS VALORES.
‘Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.” (v.2)
O salmista fala do trabalho como a busca pela provisão, pois, o sustento da família é fundamental para a subsistência da mesma.
Porém, há além do sustento material que é algo indiscutível aqui outra questão que deve ser abordada que é a construção moral dentro desse lar. Uma boa educação dizem que começa dentro de casa, e para isso exige de nós trabalho árduo e constante.
A criação dos filhos, o padrão de respeito entre marido e esposa são partes desta instituição chamada família. A inversão, mudança ou deturpação dos papeis gera prejuízos. Em uma família onde a autoridade dos país para com os seus filhos se perdeu gera filhos rebeldes e por sua vez uma sociedade cada vez mais corrompida. Um lar onde marido e esposa não vivem em cumplicidade gera discussões, dúvidas quanto à manutenção do casamento, desestímulo e até traição.
A palavra de Deus coloca cada um no seu papel quando diz para que as mulheres sejam submissas ao marido não no sentido de escravidão, mas tendo em vista o respeito pelo marido que deve ser a cabeça do lar conduzindo o destino dessa família (Efésios 5. 22 e 23). Além disso, chama atenção para que os pais não provoquem seus filhos a ira, mas criai-os na disciplina e orientação do Senhor (Efésios 6. 4), o  que não exime os filhos de responsabilidades quanto aos pais porque estes devem honrar pai e mãe obedecendo porque isto é justo (Efésios 6. 1 e 2).
3º A FELICIDADE NO LAR ESTÁ NOS BENEFÍCIOS DE SE VIVER EM FAMÍLIA.
“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.” (v. 4 e 5)

Mais uma vez o salmista nos transporta para um contexto de uma família abençoada. O marido à mesa com a esposa e os filhos nos faz lembrar daqueles almoços de domingo onde se reuniam avós, tios, primos, pais e mães com varias histórias para contar e a criançada correndo pela casa. Tudo isso é bênção! Quem ainda tem isso pode dar glórias a Deus, pois é um privilégio!
Seja qual for o tamanho da sua família não existe nada mais precioso do que o abraço, o beijo, os momentos que só podem ser vividos em família. Isso é o que traz real sentido as nossas vidas.

4º A FELICIDADE NO LAR ESTÁ EM UMA FAMÍLIA CRESCENDO NO AMBIENTE DA IGREJA.
“O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.” (v. 5 e 6)
Sião representa o lugar da morada de Deus e essa ideia vem do contexto do lugar de onde Deus se manifestou na história para abençoar o povo. Hoje não temos em nosso contexto os Montes de Sião, Sinai ou Horebe, mas temos a igreja.
Na Igreja onde aprendemos da palavra, ouvimos a voz de Deus e falamos com ele. Também é na igreja que encontramos outras pessoas e com isso dividimos nossas experiências, ou seja, a igreja completa a nossa família, pois lá encontramos  referenciais de que precisamos para nos manter firmes e fortalecer nossas famílias.
A igreja é a família da fé, é a família das famílias e nela percebemos o cuidado de Deus sobre nós. Criar os filhos na igreja contribui para que também tenham exemplos de acordo com os padrões divinos, contribui para que marido e esposa possam encontrar os melhores conselhos para benefício de seu casamento, além de estimular e desenvolver uma comunhão mais intima com Deus.   

CONCLUSÃO:

Todos nós queremos ser felizes principalmente no ambiente familiar e é a partir da palavra de Deus que podemos encontrar os recursos para conseguir essa satisfação tão almejada. A sociedade caminha cada vez mais para a desconstrução dos valores familiares. As frentes para a desmoralização da família estão cada vez mais em evidencia e a igreja constituída de cristãos que amam e vivem pela palavra devem manter-se firmes nos seus propósitos.
É possível dizer que a nossa luta começa dentro de casa e em cada um de nós na busca de poder viver os padrões estabelecidos por Deus.
O desejo de Deus sempre será o de ver todas as famílias serem abençoadas! Por isso, a palavra nos mostra os caminhos para que essas bênçãos sejam sempre presentes em nossas vidas.
Diante disso, tenhamos em mente os propósitos corretos estabelecidos por Deus para uma vida em família na construção de valores que nos fortalecem e mantém unidos a todos no ambiente familiar, valorizando cada minuto vivido em família e desfrutando deles com grande prazer, pois a vida passa rápido e podemos terminar nos arrependendo de não ter feito o correto desde o início. Faça tudo isso tendo como base uma vida de dedicação dentro da Igreja porque é nela que podemos nutrir as melhores coisas de Deus para nosso lar.
 
Rev. Maycon Rodrigues
Resto do Post

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d