Pular para o conteúdo principal

PERMANECENDO NOS TRILHOS


 
 
“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.

Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.

Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel

E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”

 

Hebreus 10: 19 -25.

Em tempos de crescimento numérico de grandes proporções no meio evangélico há um outro dado que cresce assustadoramente que é o número de pessoas que se afastam das igrejas.

Nos EUA já existem ministérios e até mesmo igrejas que são voltados para esse grupo de pessoas. As razões são inúmeras, porém sempre muito semelhantes que levam a desilusão e decepção destes fiéis.

 Posso apontar algumas:

 

1.       Desentendimentos entre membros.

2.       Decepção com liderança.

3.       Descontentamento com sistemas de funcionamento ou doutrinário.

 
É possível dizer que esses são alguns dos possíveis motivos entendendo que cada um deles tem suas variações e extensões.

O Conceito de Comunidade:

 A partir de Abraão começa a Ideia da formação de um povo escolhido:

 

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".

Gênesis 12:2-3

 Israel passa a ter característica claras de povo quando se estala no Egito deixando o contexto apenas familiar de antes.

 

“Os israelitas se estabeleceram no Egito, na região de Gósen. Lá adquiriram propriedades, foram prolíferos e multiplicaram-se muito.”

Gênesis 47:27

 
  Quando em Israel institui-se a Páscoa Deus posteriormente os liberta do Egito levando-os para Canaã.

“Toda a comunidade de Israel terá que celebrar a Páscoa.” Êxodo 12:47

 
No Novo Testamento:

 A comunidade de Israel passa a não somente abranger a esfera terrena, de descendência genética, mas Espiritual.

 

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

 A Comunidade (Igreja) a Partir da Obra de Cristo:

 A Reunião nos Domingos:

 
“Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.”

Atos 1:14

 A reunião dominical passa a ser legítima por entenderem que os acontecimentos mais importantes se deram nesse dia como a ressurreição de Jesus, a descida do Espírito Santo além de que muitos ainda iam ao templo aos sábados e tinham o domingo para reunir-se com os seguidores de Jesus.

50 dias após a páscoa que era iniciada em um sábado, ou seja, em um Domingo de Pentecoste Deus derramou seu Espirito sobre a Igreja.

 

“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.”

Atos 2:1

 

A Vida Comunitária passa a ser mais intensa.

 

Reunir-se apenas no domingo passa a não ser suficiente e por conta do estilo de vida adotado pelos cristãos era necessário o contato diário.

 

“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração...”

Atos 2:46

 

A Igreja no Brasil hoje:

 

Dados do IBGE 2010.

60% São Pentecostais.

18,5% São de Igrejas Históricas.

21,8 % São de uma categoria que o IBGE chama de Não Determinados. (Ou seja, participam de todo tipo de Igreja, movimento ou nenhuma.

 

POR QUE O AUTOR DE HEBREUS DIZ PARA OS CRISTÃOS NÃO DEIXAREM O HÁBITO DE CONGREGAR?

 

1. Havia Grande perseguição contra eles e o grupo precisava se manter unido para fortalecer-se

2. Havia um grupo que dispersou, por isso, muitos se desviaram da verdade (saíram dos trilhos).

3. Para benefícios deles próprios, ou seja, a necessidade de compartilhar e comungar juntos da mesma fé.

 

Assim como o povo de Deus desde os primeiros tempos precisava caminhar junto, pois a dispersão significava fracasso, e como a igreja do 1º século precisava de unidade precisamos nos manter firmes nesse propósito sem sair dos trilhos.

 
PERMANECENDO NOS TRILHOS

A Importância de fazer parte de uma Igreja e seus benefícios

 
1º NÃO PERDER A CONSCIÊNCIA DE COMUNIDADE.

 

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”

Hebreus 10:19-20

 

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”

1 Coríntios 12:27

 

2º NÃO PERDER A CONSCIÊNCIA DO SENHORIO DE CRISTO SOBRE NÓS.

 

“E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,”

Hebreus 10:21-22

 

Vir a Igreja nos estimula a depender mais de Jesus, a consultar sua santa vontade constantemente e com isso manter o referencial de seu senhorio sobre nós.

 

3º ESTIMULAR O APRENDIZADO E A PRÁTICA CONSTANTE DA PALAVRA DE DEUS.

 

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”

Hebreus 10:23

 

4º CULTIVAR A PRATICA CONSTANTE DA MENTORIA ESPIRITUAL

 

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,”

Hebreus 10:24

 

Quem não tem referência para sua vida espiritual passa a viver como um trem desgovernado sujeito a descarrilhar proporcionando um desfecho trágico com perdas irreparáveis.

 

5º O PREPARO PARA A VINDA DE CRISTO.

 

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

Hebreus 10:25

CONCLUSÃO:

 

Em meio a tantos problemas que a igreja enfrenta em suas crises estruturais não podemos perder de vista a importância de estarmos juntos. Sempre foi propósito de Deus que seus escolhidos caminhassem juntos, portanto não podemos deixar de congregar, mesmo que isso não seja tarefa fácil.

Acredito que os benefícios de se estar em uma igreja devem ser bem maiores do que as diferenças que enfrentamos na vida em comunidade.

Precisamos nos manter nos trilhos da fé e a igreja tem papel fundamental nisso.

Igrejas que realmente buscam um ideal bíblico, que zelam pelo amor e comunhão de seus membros e que possam cultivar o ideal de família da fé são essenciais para o nosso crescimento e fortalecimento espiritual e social.

Sabemos que nem tudo é perfeito e sempre precisamos pagar o preço também das diferenças, mas o caminho certo está em aprendermos a respeitar, amar e perdoar o nosso próximo como o Senhor Jesus no manda.

Não deixe a oportunidade passar! Procure uma igreja que pregue a palavra de Deus e onde você possa se sentir acolhido para seu benefício e de toda a sua família.

 

Rev. Maycon Rodrigues


Resto do Post

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO DE JESUS NO GETSÊMANI.

Um dos momentos mais importantes e difíceis na vida de Jesus foi no Getsêmani, local situado no Monte das Oliveiras. O nome "Getsêmani" significa literalmente "prensa de azeite", e era ali que o fruto da oliveira era prensado, esmagado até extrair o azeite. Esse simbolismo é marcante, pois revela a realidade do sofrimento que Jesus enfrentaria para que o fruto do seu sacrifício nos concedesse a salvação. Ao chegar ao local com seus três discípulos mais próximos (Pedro, Tiago e João), Jesus se afasta para orar. Ao retornar, os encontra dormindo (Mateus 26:40, Marcos 14:37). Essa cena evidencia a solidão que Jesus experimenta ao perceber que a luta era sua e que não podia contar com ninguém naquele momento crucial. Em sua oração, a angústia toma conta de Jesus, e seu suor se torna semelhante a gotas de sangue, tamanha a intensidade de seu sofrimento (Lucas 22:44). Ele pede ao Pai que, se possível, afaste dele o cálice, mas se submete à vontade divina (Mateus 26:42-44,

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado