Pular para o conteúdo principal

PERSEVERAR PARA CONQUISTAR


 
“Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.
Números 14:24
“mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”

Mateus 24:13

 Existem muitas pessoas que desejam conquistas fáceis, por isso, se apoiam em coisas que aparentemente podem conceder o acesso ao tão sonhado sucesso.
A palavra de Deus deixa bem claro que é possível conquistar bênçãos com a ajuda de Deus e isso é uma grande verdade. Um detalhe a observar é que nenhuma bênção que almejamos mesmo com a ajuda divina nos isenta de muito trabalho, esforço, dedicação e principalmente muita perseverança.
Olhando para a história de Israel percebemos que antes das grandes conquistas o povo precisou passar pelo deserto. Foram 40 anos peregrinando em meio a adversidades e incertezas, mas dirigidos por Deus agora estavam diante do seu tão desejado sonho.
O que fazer?
As bênçãos eram muito grandes, mas era necessário passar também por grande inimigos!  

Contexto histórico de Números 13 e 14.

1 – Os filhos de Israel estiveram acampados no sopé do Monte Sinai por quase um ano.

2 – Por onde iam a coluna de nuvem os acompanhava, até que chegaram a Cades-Barneia, na margem do deserto e na fronteira da terra prometida (Canaã).

3 – Dalí, orientados por Deus enviaram doze espias para trazerem informações daquilo que os aguardava. (Números 13. 18,19)

OS DOIS LADOS DA MOEDA
 
 

A – O Lado Bom

Quando chegaram ao vale de Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos.

E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.

Números 13:23 e 27.

O tamanho da bênção era realmente grande!

B – O LADO RUÍM

Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque.

Números 13:28

Quem eram dos descendentes de Enaque?
Filho de Arba (Josué 15:13) Enaque era pai de Aimã, Sesai e Talmai (Números 13:22) que eram habitantes de Hebrom. Estes eram Gigantes descendentes dos Nephilin (Números 13:33) também conhecidos como anaquins. - Aqueles que têm pescoço comprido. Podemos encontrar na bíblia diversas referencias a Enaque e aos anaquins em Números, Deuteronómio, Josué e Juízes.[1]

As bênçãos que os aguerdavam eram realmente grandes, mas os adversários também.

AS CONSEQUÊNCIAS E A REAÇÃO DO POVO

“Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".

E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem...

...Todos os que vimos são de grande estatura.

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".

Números 13:31-33

“Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz.

Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!”

Números 14:1-2
SIGNIFICADO DE PERSEVERAR:

v.t. Persistir, permanecer, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução.
Sinônimos de Perseverar
Sinônimo de perseverar: durar, insistir, persistir e porfiar (Dicionário Online)

Diante da realidade Calebe e Josué se mantiveram firmes e convictos daquilo que Deus lhes havia prometido. Foram perseverantes e seguiram em frente para conquistar seus objetivos.
 

PERSEVERAR PARA CONQUISTAR
Características da perseverança de Calebe e Josué para chegar as grandes conquistas.
 
1 – PERMANECER NOS SEUS PROPÓSITOS
Diante dos desafios Calebe disse:


Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "

Números 13:30

A reação do povo contra Calebe:

“Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Então a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas na Tenda do Encontro.”

Números 14:10

Ao reafirmar seu propósito de seguir em frente Calebe correu risco de morrer apedrejado. Diante dessa realidade a glória de Deus se manifestou impedindo que o povo fizesse tamanha loucura.

2 – FIDELIDADE AOS SEUS COMPROMISSOS

“Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança,

mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.

Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’.”

Josué 14:7-9

40 ANOS DEPOIS O SENHOR RECONHECEU A FIDELIDADE DE CALEBE E AGORA COM 80 ANOS ELE AINDA COLHIA OS FRUTOS DA SUA POSTURA DIANTE DO SENHOR

3 – DISPOSIÇÃO PARA SE SACRIFICAR

“Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes

e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente...

... Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! "

Números 14:6-7 e 9

Josué é Calebe sabiam que tinham um grande desafio pela frente, mas muito maior do que o desafio que estava por vir era o Deus que lhes garantiria a vitória!


... A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! "

Números 14:9

Às vezes desejamos conquistar algo, mas infelizmente nem todos estão dispostos a lutar. Diante dos seus inimigos Calebe e Josué tinham a certeza da vitória sem esquecer da necessidade de se ir a batalha. Enquanto o povo via os gigantes do outro lado, prontos para devorá-los. Josué e Calebe sabiam e tinham toda a certeza de que Deus os conduziria diante das circunstâncias.

Conclusão

Às vezes o medo dos desafios nos impede de conquistar as bênçãos que durante muito tempo batalhamos para conquistar. A chave para chegar aos nossos objetivos está na perseverança.

A perseverança nos ajuda a não desistirmos enquanto nossos objetivos não se cumprirem. Calebe e Josué se depararam com grandes bênçãos ao verem a tão sonhada Terra Prometida, porém, também se depararam com grandes desafios e sabiam que não poderiam recuar. Mesmo com a reação negativa do povo que começou a chorar diante da situação ameaçando apedrejá-los não desistiram, foram perseverantes e principalmente confiaram no que Deus podia fazer através da vida deles.

Que nós também possamos nos espelhar no exemplo desses homens e continuarmos firmes em nossos propósitos com a ajuda de Deus.
 

Rev. Maycon Rodrigues



[1] Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Enaque




Resto do Post

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO DE JESUS NO GETSÊMANI.

Um dos momentos mais importantes e difíceis na vida de Jesus foi no Getsêmani, local situado no Monte das Oliveiras. O nome "Getsêmani" significa literalmente "prensa de azeite", e era ali que o fruto da oliveira era prensado, esmagado até extrair o azeite. Esse simbolismo é marcante, pois revela a realidade do sofrimento que Jesus enfrentaria para que o fruto do seu sacrifício nos concedesse a salvação. Ao chegar ao local com seus três discípulos mais próximos (Pedro, Tiago e João), Jesus se afasta para orar. Ao retornar, os encontra dormindo (Mateus 26:40, Marcos 14:37). Essa cena evidencia a solidão que Jesus experimenta ao perceber que a luta era sua e que não podia contar com ninguém naquele momento crucial. Em sua oração, a angústia toma conta de Jesus, e seu suor se torna semelhante a gotas de sangue, tamanha a intensidade de seu sofrimento (Lucas 22:44). Ele pede ao Pai que, se possível, afaste dele o cálice, mas se submete à vontade divina (Mateus 26:42-44,

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado