Pular para o conteúdo principal

Desafios da Igreja Evangélica no Brasil


“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

1 Pedro 2:9

<>  <>
Marcha para Jesus 2012 reuniu milhares
de pessoas no Rio de Janeiro
Segundo censo 2010 divulgado pelo IBGE os evangélicos são 22% da população brasileira o que representa um total de 42.275.440 de brasileiros que se declararam evangélicos. São números expressivos e que fazem diferença positivamente e em alguns casos negativamente.


A música gospel está em franca expansão e já representa uma “fatia significativa” no mercado de shows e eventos. “Cerca de 40% do mercado de instrumentos musicais é absorvido pelo Gospel e o estilo é o segundo em venda de CDs, perdendo apenas para o pop/rock”, esclarece Luciana Mazza[1].
Réplica do "Templo de Salomão" que está sendo
construída pela Igreja Universal avaliada
em 300 milhoes de reais    
O mercado evangélico está em franca expansão também na construção civil e já rende milhões de reais no setor e um exemplo disso é a réplica do templo do Rei Salomão que está sendo construída pela igreja universal avaliada em 300 milhões de reais dados informados pelo r7.
Por outro lado os escândalos envolvendo “evangélicos” tem crescido na mesma proporção do número de fiéis. Não é pouco comum vermos o nome de pastores, líderes e políticos da chamada “bancada evangélica” envolvidos em casos de adultério, corrupção e outras situações vergonhosas para quem deveria dar verdadeiro testemunho da palavra.
Diante dessa realidade que se apresenta devemos pensar em qual deve ser o rumo da igreja evangélica no Brasil por isso proponho o seguinte tema:
DESAFIOS DA IGREJA EVANGÉLICA NO BRASIL
1º VOLTAR PARA A PALAVRA
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,” 2 Timóteo 3:16
O maior desafio desta igreja para que o rumo dela seja animador e principalmente consistente está no propósito de voltar seus olhos para a palavra de Deus.
A igreja evangélica no Brasil nos últimos anos vem sendo um grupo de movimentos e modismos. Predominantemente neopentecostal segue tendências muitas delas vindas dos EUA ligadas a teologia da prosperidade, movimentos de cura, libertação que falam a linguagem da população extremamente carente vítimas de problemas sociais e emocionais. Um exemplo bem claro disso é o ilustrado na foto abaixo.

A igreja evangélica tem sua origem na reforma protestante no século XVI quando Martinho Lutero um monge alemão afixou suas 95 teses na Catedral de Wittenberg contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, ou seja, as indulgências que eram cobradas pela igreja de seus fiéis. Dizem que para cada moedinha que caia no fundo do gazofilacio uma pobre alma era libertada do purgatório e seguia rumo ao paraizo celestial.
Creio que se Lutero presenciasse muito do que acontece nas igrejas evangélicas brasileiras sofreria grande decepção. Há uma frase de Lutero que diz o seguinte:
“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.”
A verdade é que muito do que tem sido feito são os resultados de um “evangelho de mercado” onde ganha quem consegue arrebanhar mais pessoas e para alguns não há limites mesmo que para isso seja necessário abandonar as Escrituras.
2º REVER A SUA PRÁTICA
“Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?” Tiago 2:20
“Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.” Tiago 2:26
A igreja evangélica no Brasil passa por uma crise quanto a sua vida prática e para constatar isso basta fazer uma análise de como era Jesus enquanto esteve no exercício do seu ministério como homem. Jesus nasceu de maneira humilde, pregou o amor ao próximo e até aos inimigos, teve uma vida itinerante e abdicou de qualquer posição social, valores materiais tudo em função do cumprimento dos desígnios do Pai.
A verdade é que mesmo em muitas igrejas que esses valores ainda são ensinados existem muitos fiéis que estão longe de viver essa realidade. Algo que não é de hoje, mas um contraste entre fé e a realidade na prática.
O mais complexo em tudo isso está no fato de que Jesus sempre combateu a religiosidade falsa, hipócrita, mentirosa que muitos viveram em seu tempo e isso é algo que a palavra sempre nos orienta em como nos abster.
“A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” Tiago 1:27
3º REVER SUA FUNÇÃO
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:13-16
Manifestação no dia 1º de junho de 2012
em Brasília contra o PL122  
A Bíblia nos dá vários exemplos de como em Israel Deus levantava seus profetas para delatar os pecados de seus lideres e as injustiças sociais, como esses homens de Deus com ousadia lutavam pelos direitos do povo para preservar a unidade e os valores dos ensinamentos de Deus. Com o enorme crescimento do número de evangélicos também é perceptível o interesse dos políticos que em época de campanhas fazem fila nas portas das igrejas tentando angariar votos dos fiéis.
No dia 1º de junho de 2012 aconteceu em Brasília um protesto contra a tentativa da aprovação de um projeto de lei chamado de PL 122 que tornaria em crime qualquer manifestação contra a pratica do homossexualismo na Brasil. É perceptível que o povo evangélico no Brasil unido pode fazer grande diferença, porém a grande pergunta é:
O QUE TEM SIDO FEITO?
Há poucos movimentos dentro da igreja evangélica no Brasil preocupados com o social e em combater a corrupção. Na maioria dos casos vemos que a igreja está centralizada e preocupada com suas programações internas para a satisfação de seus fiéis.
A igreja genuína de Cristo é chamada para fazer diferença na sociedade em que está inserida. A essência da igreja é a de trazer uma resposta de justiça, porém a igreja tem se calado diante da corrupção que assola nosso país. Quantos não são os escândalos que tem acontecido diante dos nossos olhos todos os dias. Quanta miséria e desigualdade às vezes batendo nas portas das igrejas e muitos estão de braços cruzados.
4º VOLTAR OS SEUS ESFORÇOS PARA A SUA MISSÃO
“E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16:15
A ordem de Jesus é a de pregar! Vão preguem a todas as pessoas!
Pregar a boa nova de Cristo é a missão da igreja!
Jesus não coloca adereços em seu evangelho simplesmente diz para pregá-lo. A Bíblia coloca isso de maneira bem clara e objetiva.
“A existência de toda a Bíblia é a primeira evidência de que Deus tem uma missão, um propósito salvífico para este mundo. Ele não é um Deus abstrato mas é o Deus que age no nosso meio, que se revela por si mesmo a nós e que tem uma finalidade para sua criação.”
Timothy Carriker
Somos um povo com uma missão pregar que Jesus Cristo é o Salvador.
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,” Mateus 28:19
O cumprimento dessa missão está bem claro não tem “descarregos”, sensacionalismos, indulgências e nada além do que Jesus nos ensinou. A palavra diz claramente FAÇAM DISCÍPULOS DE JESUS. Pessoas que tenham como modelo a vida de Jesus como base nada além disso.
“A evangelização é a essência do ser da Igreja e sua principal tarefa. No entanto, essa evangelização deve ser realizada na dinâmica dos dons do Espírito Santo. É Ele quem capacita a Igreja para a sua missão evangelizadora.”
Orlando Henrique Costas
Deus capacita a sua igreja para realizar sua obra sem invenções humanas, sem a necessidade do mercantilismo, sem a desistência de viver os valores que são verdadeiros. Deus não precisa de ajuda para realizar sua obra, pois ele mesmo é quem capacita seus eleitos para realiza-la.
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8
CONCLUSÃO
A realidade que se apresenta diante do nossos olhos é dura, mas ainda existem vozes que clamam em um deserto de incertezas.
As igrejas enquanto instituições humanas lideradas por homens são e sempre serão falhas. Dentro dessas igrejas há a verdadeira igreja composta da casa espiritual que está sendo construída pelo próprio Deus (1 Pedro 2.1-10) e é exatamente nesta igreja construída pelas mãos de Deus onde reside a nossa esperança.
A igreja evangélica brasileira passa por transformações incontáveis e junto dela as consequências do seu crescimento nos últimos anos, os número estão aí para comprovar e são expressivos positivamente e negativamente dependendo do olhar de quem a analisa.
Precisamos como igreja do Senhor de lideranças sérias movidas pelo Espírito Santo de Deus que voltem os olhos para a palavra o verdadeiro alicerce. Diante de um mundo tenebroso ela é a lâmpada que ilumina nossos pés (Sl. 119.105).
Precisamos como igreja do Senhor rever a nossa prática (testemunho), pois temos formado uma geração egocêntrica, individualista e muito distante dos exemplos que Cristo nos deixou.
Precisamos como igreja do Senhor rever a nossa função na sociedade. Hoje temos sido uma igreja centralidade dentro de nós mesmos restritas em programações, eventos, campanhas visando apenas o conjunto de fiéis que já são membros. A igreja precisa ter um olhar para fora, estar atenta ao que acontece a sua volta e responder profeticamente contra as injustiças sociais, corrupção e lutar para que o rumo do país seja digno para todos.
Precisamos como igreja do Senhor voltar os nossos olhos para a missão que Jesus nos confiou de ir e pregar o evangelho a todas as pessoas. A essência da igreja é a pregação de que Jesus o Salvador veio, morreu na Cruz para o perdão dos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e nele reside a promessa da vida eterna. Temos a melhor notícia de todos os tempos, por isso, VÁ E PREGUE!

Rev. Maycon Rodrigues

[1] http://portugues.christianpost.com/news/salao-internacional-gospel-ja-prepara-a-segunda-edicao-para-2013-11093/


 
Resto do Post

Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d