1 Samuel 17.
1 Ora, os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que pertence a Judá, e acamparam entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.
2 Saul, porém, e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale de Elá, e ordenaram a batalha contra os filisteus.
3 Os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e entre eles o vale.
4 Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.
5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça escameada, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze.
6 Também trazia grevas de bronze nas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros.
7 A haste da sua lança era como o órgão de um tear, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro; adiante dele ia o seu escudeiro.
8 Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Por que saístes a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
9 Se ele puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porem, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos, e nos servireis.
10 Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos.
11 Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, desalentaram-se, e temeram muito.
Introdução:
A Maioria de nós já ouviu a história de Davi contra o gigante Golias e essa história é sem dúvida uma das mais grandiosas da Bíblia. Tem uma narrativa maravilhosa e cercada de momentos que nos deixam sempre cheios de expectativa para o que vai acontecer a seguir.
A vida da gente também deve ser vista de maneira parecida porque cada um de nós tem um gigante para vencer todos os dias. O gigante pode estar dentro do lar como as dívidas, os relacionamentos conturbados em família, problemas de saúde, ou fora de casa com toda a disputa do mercado de trabalho e as exigências que precisamos enfrentar no dia a dia.
Os gigantes são ainda maiores quando o que está diante de nós são os compromissos com o reino de Deus.
Somos tentados o tempo inteiro pelo mundo, por Satanás e até por nós mesmos a não prosseguirmos adiante quando se trata de responsabilidades com as coisas de Deus.
São tantos afazeres que quando chega o domingo temos entregado a Deus o resto que sobrou de nós da semana toda.
Explicação:
A cena desta batalha ilustra a presença de um gigante assustador, muito bem armado, com uma vestimenta de guerra poderosíssima e pasmem! Com mais de 2 metros de altura! Pois, seis côvados correspondem a 2,92 metros de altura. Na versão da LXX diz que é por volta de 2,02 de altura o que não é menos aterrorizante para os padrões dos judeus da antiguidade que nunca foram um povo muito alto.
Golias também tinha outras características como alguns sustentam o fato de não ser um filisteu por seu nome ser de origem edomida o que reforça a tese de que ele era um mercenário contratado especificamente para esta batalha. Ou seja, além de ser um gigante assustador também era um profissional na arte da guerra e muito bem preparado para matar.
É certo que o desafio era muito grande mesmo!
Já Davi um homem ainda muito jovem, pastor de ovelhas e não era alguém com preparo para ser um guerreiro especialista em matar gigantes. Apesar de entendermos que já era alguém vocacionado para ser um grande guerreiro. Pois é, este simples pastor de ovelhas futuramente seria o rei que ao lado de Salomão se tornaria um dos maiores conquistadores da história de Israel.
Na cena que estamos se referindo podemos identificar que o grande diferencial entre Davi e Golias ia muito mais além de questões como: seu tamanho, força e capacidade como guerreiros. Golias era alguém comprometido com as coisas deste mundo e Davi era alguém que tinha um coração conduzido a cumprir os propósitos de Deus para o Reino de Deus. Por isso, através do exemplo de Davi falaremos sobre as características de alguém comprometido com o reino de Deus.
1º ALGUÉM COMPROMETIDO COM O REINO DE DEUS SABE DE QUE LADO REALMENTE ESTÁ. V.26.
“Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”
As nossas vidas todos os dias são colocadas a prova em relação ao que devemos fazer, que atitudes devemos tomar e como devemos nos posicionar e, relação aos nossos desafios. Davi ao ver o povo sendo afrontado logo não se intimidou e tomou posição sobre o lado que ele realmente estava.
• O medo não foi sua reação imediata.
• Os interesses pessoais não foram as suas maiores motivações
• A quem ele e todo povo representavam é que fez toda a diferença na mente deste homem de Deus.
Logo, os propósitos que motivaram a Davi foram influenciados pelo amor que tinha pelo seu Deus. Porque na visão de Davi era o seu Deus a quem Golias afrontava. E na verdade era isso mesmo que estava acontecendo!
Precisamos olhar a vida como Davi porque os nossos interesses devem ser inteiramente ligados aos interesses do reino de Deus. A derrota de Davi representava a derrota de Javé e isso geraria conseqüências como: a nação perderia suas terras, suas mulheres, ao perder suas mulheres a miscigenação poderia decretar o fim de todo o seu povo e os soldados que restassem se tornariam escravos. Por fim, a fé deles estaria arruinada porque teriam que se prostrar diante dos deuses dos filisteus.
Hoje em dia os gigantes estão disfarçados de diversas formas como: os falsos ensinamentos, a pornografia, a inversão de valores como o fato de dizer que o condenável pela Bíblia é absolutamente normal e tantas outras coisas que tem invadido os nossos lares.
Diante desta realidade precisamos urgentemente nos posicionar!
2º ALGUÉM COMPROMETIDO COM O REINO DE DEUS TEM DISPOSIÇÃO E CORAGEM PARA TOMAR A ATITUDE CERTA. V.32.
“Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.”
As pessoas ao redor de Davi olhavam apenas um jovem inexperiente e que talvez não tivesse a noção exata do que estava fazendo. Mas, o medo de todos era tão grande que “qualquer tábua de salvação” eles aceitavam. Por isso, trataram logo de tentarem preparar Davi para a batalha colocando-lhe uma armadura. A tentativa foi frustrada de colocar aquela roupa em Davi, mas, o mais importante era o que Davi possuía em seu coração. Esse algo mais que devemos nos referir em poucas palavras é nada menos que A FÉ NO DEUS VIVO.
Quando temos coragem e disposição para fazer a obra de Deus ELE nos prepara dia a dia para executá-la com sucesso. Antes do gigante Deus havia permitido que Davi tivesse sucesso em dois outros confrontos com um leão (v.34) e com um urso (v.36). O povo poderia não saber, mas Davi já estava sendo preparado por Deus para ser um vitorioso. Isto nos ensina que não importava o adversário o mais relevante em tudo estava no propósito de cumprir a vontade e defender os interesses de Deus.
Nos confrontos anteriores com o leão e com o urso Davi precisou da mesma coragem que foi útil para enfrentar Golias. Mas, podemos dizer que nestes momentos ele defendia os interesses de um pastor de ovelhas. Porque através das ovelhas ele conseguia o seu sustento. Em certo sentido nas lutas com o leão e com o ursos Davi defendeu seus próprios interesses e Deus foi com ele nestas circunstâncias. O que podemos extrair disso é que devemos ser os mesmo no que concerne os nossos próprios interesses e no que for de âmbito sagrado. A mesma coragem e disposição presente na pessoa de Davi estavam na vida dele em todos os momentos e foi isso que o fez ser um vitorioso!
Algo interessante em tudo isso é que Deus torna os nossos interesses completamente ligados ao Dele quando estamos em sintonia com a sua vontade. E, da mesma forma, a os interesses Dele em sua soberania passam a conduzir os nossos. Por isso, Davi tomou a atitude certa naquele momento ao se dispor enfrentar Golias.
3º ALGUÉM COMPROMETIDO COM O REINO DE DEUS TEM A CERTEZA DE QUE É CONDUZIDO POR DEUS EM CADA CIRCUNSTÃCIA. (V.37)
Vale de Elá Região do Confronto |
“Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo.”
A certeza de que Deus é por nós nos dá ânimo e forças para enfrentar os gigantes, e, através disso, fazer a vontade do Deus Vivo. O mais importante não era a roupa, não era o inimigo, não eram as pedrinhas do seu alforje e sim defender os interesses do seu Deus naquele momento. (v. 45 e 46).
“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.”
Davi nos ensina que a sua coragem estava acima de tudo conduzida pela misericórdia de Deus.
Às vezes tomamos atitudes que em determinados momentos não entendemos. Atos de amor como se sacrificar pelo bem de alguém por darmos tanto valor ao outro que não importa para nós o preço que deve ser pago. Em momento algum no texto podemos sentir Davi pensativo, ou até mesmo, avaliando as conseqüências de uma possível derrota. O que percebemos é um Davi convicto do que o Deus Vivo podia fazer através dele.
Precisamos confiar mais no poder do Deus Vivo como Davi o fez e esperarmos que sejamos conduzidos diante das circunstâncias da vida.
4º ALGUÉM COMPROMETIDO COM O REINO DE DEUS SABE QUE A MELHOR ARMA ESTÁ NO SEU ENVOLVIMENTO COM A GRAÇA. (49 E 50).
"Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.”
Muitos homens se valem de armas, dinheiro, poder, influência e outros artifícios para se garantirem diante da vida. Davi nos ensina que a vitória estava no fato de estar em sintonia com Deus. Pois, foi a mão de Deus quem conduziu a Davi quando lançou aquela pedra fazendo-a chegar ao destino certo. Precisamos sempre estar próximos ao nosso Deus porque dependemos dele para tudo que empreendemos. Acertando ou errando o certo é que se Deus está ao nosso lado e por Ele somos fortalecidos e confortados com sua presença.
As histórias nem sempre acabam com um final triunfante onde o mocinho corta a cabeça do inimigo e a levanta diante do seu povo. Mas, podem ser menos traumática quando sabemos que em cada circunstância a graça está presente para nos ajudar.
“Pois, no dia da adversidade ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá...” Sl. 27.5
Muitos servos de Deus estão na Galeria da Fé de Hebreus 11 com finais extremamente diferentes dessa história, porém não menos gloriosos porque o melhor de Deus está reservado para cada um deles na glória celestial.
CONCLUSÃO
A história de Davi contra Golias é certamente uma das mais bonitas da Bíblia e através dela nos regozijamos com o que Deus pode fazer por meio de um servo que esteja em sintonia com os seus planos. Principalmente quando entendemos o que é verdadeiramente estar comprometido com o Reino de Deus.
Davi inicialmente poderia não ter a consciência do que isso representava no início de sua vida. Porém, o seu coração já estava sendo preparado pelo Deus Vivo para posteriormente se tornar o grande rei de Israel que foi.
E, já desde muito cedo apresentou características de seu comprometimento com o Reino de Deus representado por Israel naquele momento.
Davi sabia o lado que representava e não se acovardou, muito menos se omitiu quando mais necessitavam dele, deixou-se conduzir pelas mãos de Deus em cada circunstância e principalmente tinha no seu caráter aspectos de alguém conduzido pela Graça.
Diante destas circunstâncias entendemos que foi considerado um homem segundo o coração de Deus porque na sua essência já havia sinais do seu comprometimento. Sinais esses que devem servir de exemplo para todos nós até hoje e que tem sido cada vez mais raros de encontrar.
Que o Deus Vivo levante mais homens e mulheres como Davi para que os gigantes do nosso tempo não possam continuar nos envergonhando.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu Comentário.