Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” Apocalipse 3. 15,16.
As cartas de Deus direcionadas as sete igreja da Ásia Menor que são: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardis, Filadélfia e Laudicéia são objetos de estudos em várias vertentes teológicas. Mas, destaco principalmente o caráter eterno destes textos no sentido da aplicabilidade deles para as nossas vidas nos dias de hoje.
Todas as palavras de Deus direcionadas a estas igrejas são poderosas em suas mensagens que exortam, confortam e instruem quanto ao papel que cada uma delas deve desempenhar neste mundo.
Dentre elas quero destacar a mensagem ao anjo da igreja em Laodicéia.
Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodicéia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança¹ . O que nos dá uma noção de que havia naquela igreja uma certa tranqüilidade econômica como o próprio texto de Apocalipse declara:
“Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada...” Apocalipse 3.17.
Porém, esta tranqüilidade econômica refletia uma igreja acomodada, indiferente e sem pretensões mais profundas quantos aos propósitos da causa do evangelho. Reflexos da sua “mornidão” espiritual.
O estado morno traz a sensação de que as coisas estão bem. Se não está incomodando e está bom para todos para que mudar?
Isso nos faz lembrar-se da teoria do sapo na panela.
Dizem que se tentarmos colocar um sapo em uma panela com água fervente com toda certeza ele vai se assustar e pular para fora dela. Mas, se o colocarmos em uma panela com água em temperatura normal ele permanecerá dentro da panela mesmo que a água venha esquentar gradativamente. A água vai esquentando, ficando morninha, isso trará ao sapo uma sensação confortável, porém, a mornidão vai embora quando as coisas ficam quentes de verdade, e, assim, o infeliz morrerá cozido!
Muitas pessoas hoje vivem a fé semelhante a igreja em Laodicéia! Uma fé morna despretensiosa e tão distante da vontade de Deus que não se incomodam em fazer diferença neste mundo. Crentes em igrejas que não oram, não evangelizam, não fazem a verdadeira missão da proclamação do evangelho. Os seus objetivos principais estão em programações que mantenham a insensibilidade com relação as coisas de Deus. De que adiantam eventos com palestrantes renomados, apresentações espetaculares se isto apenas trazer ao povo a sensação de como sua igreja é maravilhosa e rica para poder bancar mais um “espetáculo da fé”.
O desejo de Deus é que toda essa condição enganosa a que muitas igrejas estão se submetendo possam ser desvendadas pelo colírio da graça de Deus e todos percebam a miséria do distanciamento da palavra (Ap. 3.18).
“...Quem dera fosses frio ou quente!” (Ap. 3.15).
Quando o Senhor chama atenção a estes irmãos sobre o desejo dele que fosse fria ou quente não quer dizer que desejaria uma igreja fria espiritual no sentido de uma apostasia geral. Olhando para aquela região mais uma vez descobrimos que o suprimento de água daquela região vinha de uma fonte distante através de tubos. Em conseqüência, quando a água chegava à cidade era morna e pouco potável. Contrastantemente, a cidade vizinha de Hierápolis possuía fontes térmicas medicinais, e a vizinha Colossos era abastecida por uma fonte de água fria que vinha da montanha. Cristo pede que a igreja de Laodicéia seja refrescante (fria) ou medicinalmente curativa (quente) e não como o abastecimento de água de Laodicéia (Bíblia de Estudo de Genebra pp. 1531 e 1532) .
O abastecimento espiritual de muitas igrejas tem sido morno, sem o frescor da água viva do Espírito Santo e muito menos ainda com atributos medicinais o que tem produzido cada vez mais pessoas que não fazem diferença nenhuma.
Reflita sobre como tem sido seus frutos como cristão, se eles realmente estão fazendo alguma diferença. Que resultados a sua igreja tem produzido para o Reino, a quantos o evangelho foi realmente pregado nesse ultimo semestre e principalmente o papel que você desempenhou dentro dessa realidade.
Ou você é apenas mais um sapo dentro da panela iludido por um espaço “morninho, morninho”?
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.” Apocalipse 3. 22
Rev. Maycon Rodrigues.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu Comentário.